A voz de Deus é um sussurro, uma brisa leve

Fotos: Jaime C. Patias

Dom Giorgio Marengo, celebra em Turim sua primeira Eucaristia como bispo da Mongólia.

Por Pedro Louro*

Sagrado bispo no sábado, 8 de agosto, no Santuário da Consolata, dom Giorgio Marengo, Prefeito Apostólico de Ulaanbaatar, Mongólia, celebrou ontem, 9 de agosto, a Eucaristia dominical no Santuário do Bem-aventurado José Allamano, na Casa Mãe dos Missionários da Consolata em Turim, Itália.

Na introdução da celebração, padre Stefano Camerlengo, Superior Geral dos Missionários da Consolata partilhou a emoção que sentia pela graça recebida pelo Instituto, na pessoa do primeiro missionário da Consolata, bispo na Ásia. Na alegria de acolhê-lo como irmão bispo, parabenizou dom Giorgio pela disponibilidade oferecida a Deus, mas também pelos dons pessoais colocados a serviço da missão na Mongólia, agora como bispo. Também apresentou padre Charles Phukuta Khonde, Superior Geral da Congregação do Coração Imaculado de Maria, comumente conhecidos como missionários de Scheut, responsável pela Prefeitura Apostólica de Ulaanbaatar com a qual os missionários da Consolata colaboram mais estritamente.

Em sua homilia, dom Giorgio recordou que o domingo é um dia especial no qual recebemos a força que precisamos para viver e testemunhar a nossa fé no cotidiano da vida, muitas vezes num ambiente onde ser cristão é um desafio. Neste ponto recordou a Igreja na Mongólia representada na celebração pelo jovem Michel e pela catequista Rufina, membros da jovem Igreja mongol que participaram de sua ordenação episcopal em Turim.

“Na vida moderna, com tantos ventos contrários, não só os da Mongólia, que são bastante fortes, dificultando a caminhada física, mas, sobretudo, os ventos da vida impedem de ouvir a voz de Deus, que ao contrário, é um sussurro, como uma brisa leve”.

A Eucaristia celebrada na Igreja do Fundador foi também um momento para render graças a Deus com o Bem-aventurado José Alamano pelo dom de um novo bispo para a Igreja, especialmente para a da Mongólia. Allamano amava as coisas feitas “bem-feitas e sem alarde ou barulho”. Com a presença da Direção Geral IMC, da comunidade da Casa Mãe dos Missionários e das Missionárias da Consolata, de sua mãe, irmã e seus familiares mais próximos, dom Giorgio concluiu a primeira celebração como bispo rezando com Michel e Rufina, na língua mongol, uma prece a Maria Consolata. Em seguida, convidou a todos para acompanhá-lo até a tumba do Bem-aventurado José Allamano que se encontra no mesmo Santuário.

* Pedro Louro, imc, é Secretário Geral.