Abertura do inquérito de canonização do Bem-aventurado José Allamano

Primeira sessão do tribunal para causa dos santos na Diocese de Roraima.

Por Redação

Teve início neste domingo, 7, a sessão de abertura do inquérito sobre a presumida cura milagrosa do indígena Sorino, da etnia Yanomami, atribuída à intercessão do Bem-aventurado José Allamano. A programação da fase diocesana do processo de canonização do Fundador dos missionários e das missionárias da Consolata é de 7 a 15 de março, e acontece em Boa Vista, diocese de Roraima.

Estiveram presentes compondo a comissão do tribunal: Dom Mário Antônio da Silva, bispo diocesano de Roraima e segundo presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Lúcio Nicoletto, vigário geral da diocese de Roraima, padre Raimundo Vantuir Neto, chanceler da Cúria da Diocese de Roraima, padre Michelangelo Piovano, missionário da Consolata e notário, Elizabete Sales de Lucena Vida, secretária da Cúria diocesana e doutor Augusto Affonso Botelho Neto, médico.

Além da comissão, também estiveram presentes o padre Giacomo Mazzotti, missionário da Consolata, o diácono Augusto Monteiro, as irmãs missionárias da Consolata Renata Conti e Maria José.

Captura de Tela 2021-03-08 às 10.22.21Dando início à abertura da sessão, Dom Mário Antônio saúda todos os Missionários e Missionárias da Consolata e os envolvidos neste processo. Em sua fala cita a instrução da congregação para a causa dos santos:

“Mãe dos santos, a Igreja tem sempre conservado a sua memória, propondo aos fiéis exemplos de santidade no seguimento a Cristo”.

Dom Mário enfatiza que o início da abertura deste inquérito se dá em tempo de pandemia, mas também no tempo quaresmal que nos faz recordar que “é tempo de graça, tempo favorável, tempo de conversão e de santidade, é oportuno para progredir no conhecimento de Jesus Cristo correspondendo no Seu amor por uma vida santa”.

Ele expressa o seu sentimento de honra em iniciar a abertura do tribunal diocesano da causa dos santos com a missão de realizar o inquérito necessário na causa de canonização do Bem-aventurado José Allamano.

“José Allamano, o nosso querido beato, ele que ensinava os que desejam tornar-se verdadeiramente santos, Deus os ajuda e santifica. Deixou um testemunho de santidade vivendo de maneira heroica as virtudes cristãs”.

Captura de Tela 2021-03-08 às 10.20.28Dando continuidade à solenidade, padre Giacomo Mazzotti, missionário da Consolata e postulador da causa de canonização do Bem-aventurado José Allamano, apresentou oficialmente a petição para o presumido milagre.

“Excelência reverendíssima, o abaixo assinado padre Giacomo Mazzotti, postulador da causa de canonização do Bem-aventurado José Allamano, permite-se lembrar-lhe um acontecimento particular, em parte conhecido por sua excelência que teve lugar em sua diocese de Roraima. Trata-se do presumido milagre recebido pelo indígena Sorino Yanomami, curado de forma inexplicável das consequências da agressão de uma onça pintada e até hoje em perfeita saúde. Milagre e mais detalhes são descritos anexos.

Considerando, portanto, estes fatos e solicitado pelo convite de padre Stefano Camerlengo, superior geral dos missionários da Consolata, e de madre Simona Brambila, superiora geral das irmãs missionárias da Consolata, o abaixo assinado postulador reza vossa excelência reverendíssima, para instruir um processo canônico sobre este presumindo milagre atribuído à intercessão do Bem-aventurado José Allamano, cuja canonização é esperada e desejada não apenas por suas filhas e filhos mas também pelos muitos devotos presentes nos diferentes países do mundo onde operam as missionárias e as missionários da Consolata”.

Após a apresentação da petição, Dom Mário a recebe com alegria e como um chamado de compromisso. Relembra também alguns pontos da história da vida e santidade e também recorda o que já se fez nesta causa, sobretudo, na causa de beatificação e tantas outras atividades.

Pede também que este início seja uma porta de entrada com a oração e apoio de todos que acompanharão este processo durante estes dias.

Download de material para oração
Santinho do Bem-aventurado José Allamano para Oração
Roteiro para Adoração Eucarística e Celebração das Vésperas

Assista o início da primeira sessão na íntegra transmitida ao vivo no dia 07/03

PROGRAMAÇÃO:

Domingo, 7 de março: III da Quaresma
No Canal do Facebook da Diocese de Roraima

7h30 – Celebração na Paróquia da Consolata em Boa Vista

10h00 – Sessão pública de abertura do Processo

De 8 a 13 de março:
Sessões privadas do processo com o depoimento das testemunhas, médicos e sessões finais.

8 de março às 17h – Entrevista pelas redes sociais – Rádio Monte Roraima FM 107,9

12 de março às 17h30 – Adoração Eucarística e Vésperas com o clero, religiosos e religiosas na Reitoria de Nossa Senhora Aparecida. Transmissão do canal do YouTube

Segunda-feira, 15 de março:
No Canal do YouTube da Diocese de Roraima

8h30 – Sessão pública de encerramento do processo

19h00 – Celebração final e de ação de graças na Catedral