Animação Missionária em Preparação à Canonização de José Allamano

Formador e seminaristas da Consolata participam de celebrações eucarísticas na Paróquia São Marcos, em dia de Animação Missionária. Na Paróquia Consolata, tríduo começa dia 17 de outubro.

Por Redação
Fotos: Cleber Pires

No domingo, 13 de outubro, a Paróquia São Marcos Evangelista, situada na Pedra Branca, zona norte da cidade de São Paulo, promoveu um dia de Animação Missionária, com a presença dos seminaristas da Consolata e de seu formador, padre Mauricio Guevara.

Padre Mauricio presidiu as celebrações ao longo do domingo e os seminaristas participaram da animação, antecipando as comemorações pela canonização do Bem-aventurado José Allamano, que será realizada no dia 20 de outubro, próximo domingo, no Vaticano, às 10h30 (horário da Itália).

20241013_091941

José Allamano, fundador dos missionários e das missionárias da Consolata será santificado por ter realizado o milagre de salvar o indígena Sorino, Yanomami, atacado por uma onça em fevereiro de 1996, primeiro dia da novena que os missionários e as missionárias da Consolata iniciam no mundo inteiro em honra ao fundador, cuja data é celebrada dia 16 de fevereiro. Allamano atendeu ao pedido de uma missionária e restituiu a saúde a Sorino, que havia sido desenganado pelos médicos devido à gravidade do ataque. Isso aconteceu na missão Catrimani, estado de Roraima, Brasil, na floresta amazônica.

mauricio-guevara-consolata-allamano

Em sua homilia, padre Mauricio (foto) refletindo sobre a passagem do jovem rico no Evangelho, alertou sobre “a necessidade do desapego, tanto material quanto espiritual. O que precisamos deixar não são apenas os bens materiais, mas os apegos internos: dependências, fanatismos e ideologias que nos pesam”. Concluiu sua reflexão reforçando o chamado à santidade: "se queremos ser santos, como nos ensina o fundador, temos que trabalhar a nossa capacidadede renúncia".

consolata-Isackius-Rweyemamu

Durante a celebração, o seminarista Isackius Rweyemamu (foto), da Tânzania, destacou a importância do mês de outubro para a missão dos Institutos da Consolata, referindo-se ao fundador: “É nosso costume, como seminaristas da Consolata visitar paróquias em outubro, para animar e fortalecer o espírito missionário”, explicou Isackius, reforçando o legado de Allamano. “Nosso fundador sempre dizia: “Primeiro santos, depois missionários. Mas o que significa ser santo hoje? Significa encontrar Deus no mundo, no rosto dos pobres e necessitados”.

A canonização do Bem-aventurado José Allamano tem um significado especial para o Brasil, já que o milagre ocorreu na Amazônia brasileira.

Uma missa de ação de graças será celebrada na Paróquia Nossa Senhora Consolata, Jardim São Bento, às 15h do dia 20, domingo, com a presença do cardeal arcebispo metropolitano de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer.

20241013_082254

A Paróquia Nossa Senhora Consolata celebrará também um tríduo a partir de quinta-feira, dia 17 de outubro, com adoração eucarística, terço missionário (18) e celebração eucarística (19), em honra ao Bem-aventurado. A Paróquia está localizada na Rua Leão XIII, 303, Jardim São Bento, São Paulo. Nos dias 17 e 18, o início da adoração e terço será às 20h. A celebração do dia 19, sábado, tem início às 18h, com apresentação de vídeos contando a vida de Allamano e o milagre realizado.

Galeria de Imagens