Causas missionárias dominam o terceiro dia da Assembleia dos missionários

“Missionário na cabeça, na boca e no coração.”

Por Joseph Onyango Oiye

A animação vocacional, a Pastoral Afro e a comunicação foram as três causas missionárias que dominaram o terceiro dia da Assembleia Regional dos missionários da Consolata no Brasil.

O discurso dos três apontou a necessidade de uma animação vocacional integrante, favorecendo a formação humana, espiritual, intelectual e missionária. O Instituto dos Missionários da Consolata, assim como toda a Igreja se preocupa com a falta de vocação missionária em saída. “Muitos de nossos jovens ainda têm dificuldade de responder ao chamado de Cristo que convida os seus discípulos a irem a todo mundo para proclamar a boa nova”, afirmou padre Robério.

????????????????????????????????????

O Instituto Missões Consolata também tem a Pastoral Afro como uma das suas principais causas missionárias aqui no Brasil. Segundo os missionários que trabalham com esta causa na diocese de Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, esta pastoral deve ser uma preocupação de toda Igreja e não somente de alguns. "Ainda os afrodescendentes enfrentam vários desafios no Brasil e através de uma preocupação missionária, podemos dar um novo rosto a este povo, disse Padre Antony Murigi".

Um projeto de comunicação para o Instituto foi apresentado na Assembleia. A  revista Missões, produzida pelos missionários da Consolata é um dos meios de comunicação mais usados pela Igreja no Brasil para fins de formação e informação. Apesar disso, a revista encontra alguns desafios maiores como falta de colaboradores, assinaturas e a cultura de leitura, que cada vez mais fica precária. “No início deste ano, na festa de fundação dos Institutos Missionários da Consolata, lançamos o portal Consolata Brasil (consolata.org.br), com os sites da revista, dos leigos missionários, do Instituto Missões Consolata, das Missionárias da Consolata e da Animação Missionária Vocacional, visando tornar a comunicação mais coesa e forte", explicou padre Paulo Mzé, diretor da revista Missões.

Ainda na tarde desta quarta-feira, o superior geral dos missionários da Consolata, padre Stefano Camerlengo conduziu o momento da reflexão espiritual em vista das eleições do conselho regional programadas para a manhã desta quinta-feira, dia 19. O superior geral convidou a todos os superiores a serem bons pastores, sentinelas e pessoas unidas no cuidar de qualidade dos missionários e da missão.