Conselho Continental se reúne em São Paulo

Superiores dos missionários da Consolata das Regiões Amazônia, Argentina, Brasil, Colômbia, Canadá, México e Estados Unidos e Venezuela participam de reunião do Conselho Americano.

Por Maria Emerenciana Raia

Desde a última segunda-feira, dia 10 de dezembro, até amanhã, 14, os Superiores dos Missionários da Consolata do continente americano estão reunidos na Casa Regional dos Missionários no Jardim São Bento, zona norte de São Paulo, capital do estado.

No dia 12, dia de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América, à noite, os padres foram "conversar" com os paroquianos da Igreja Nossa Senhora Consolata, quando tiveram a oportunidade de apresentar o trabalho que desenvolvem em suas respectivas Regiões.

Quase 200 pessoas convidadas ouviram atentamente e tomaram conhecimento dos trabalhos dos missionários da Consolata nas Regiões Amazônia (Manuel Loro), Argentina (Maurício Guevara), Brasil (Aquiléo Fiorentini), México, Canadá e Estados Unidos (Paolo Fedrigone), Colômbia (Armando Rodriguez) e Venezuela (Peter Makau).

padrejaimeconselho1Padre Jaime Carlos Patias, Conselheiro Geral dos Missionários e responsável pelo continente americano falou sobre o Instituto Missões Consolata espalhado pelo mundo, com atuação em quatro continentes, explicando que cada continente formula suas prioridades e apresentam à Direção Geral do Instituto Missões Consolata (IMC). Os Conselhos continentais se reúnem duas vezes por ano, para trabalhar essas prioridades, formando comissões. No continente americano, as prioridades escolhidas foram Pastoral Urbana, desde as periferias existenciais, os afrodescendentes, indígenas e a presença na Amazônia. O IMC tem o carisma do trabalho com a Missão Ad Gentes, isto é, além-fronteiras. Os princípios que atualmente norteiam o trabalho do Instituto são revitalizar e reavivar e estão baseados nas decisões tomadas no último Capítulo Geral da Congregação.

Padre Aquiléo Fiorentini, Superior Regional do Brasil falou sobre como deve ser uma paróquia onde trabalham os missionários da Consolata. Algumas características: que seja missionária, inspirada no Evangelho, com espiritualidade missionária no modo de agir e fazer. A inspiração vem de duas vertentes: a diocese e a espiritualidade do IMC, com característica carismática aberta ao Ad Gentes, uma paróquia que não pense em si mesma, mas tenha um coração aberto para a Igreja e o mundo. Segundo o carisma do fundador, o Bem-aventurado José Allamano, o espírito de família deve estar presente em todas as comunidades onde atuam os missionários e as missionárias da Consolata.

Maria Emerenciana Raia é jornalista e editora da revista Missões.