Consulta Intercapitular

A consulta intercapitular é um encontro que o Superior Geral convoca na metade de sua gestão para revisar, avaliar e projetar o futuro da Congregação.

Por Luiz Carlos Emer *
Foto: Arquivo IMC

missionarios_da_consolata_dezembro3__2014

De 20 de outubro a 9 de novembro estiveram reunidos em Fátima, Portugal, 35 missionários da Consolata, representantes de todas as regiões e delegações do Instituto Missões Consolata - IMC no mundo, incluindo os membros da Direção Geral, um leigo (LMC) e dois missionários que atuaram como facilitadores do encontro. A consulta intercapitular é um encontro que o Superior Geral convoca na metade de sua gestão para revisar, avaliar e projetar o futuro da Congregação. O encontro foi iniciado com uma celebração eucarística significativamente celebrada na igreja paroquial de Fátima, lugar originário dos pastorinhos, onde foram batizados e receberam a primeira eucaristia. O encontro aconteceu praticamente “à sombra” daquele lugar tão privilegiado que foi o local das aparições e hoje é o Santuário Nossa Senhora de Fátima.

Inicialmente foi dedicado tempo para ver e analisar o caminho percorrido pelo Instituto à luz do XII Capítulo Geral e também um estudo feito por especialista, das estatísticas que dizem respeito à composição do Instituto, à idade e proveniência de seus membros. Este estudo teve como objetivo projetar o rosto do IMC no futuro, em vista dos trabalhos da segunda parte do encontro.

A segunda e principal parte foi a de trabalhar ao redor do programa de reestruturação/revitalização do Instituto, caminho indispensável para que o mesmo possa se preparar para as mudanças que continuarão a acontecer a nível institucional, social e religioso; e assim estar preparado para responder positivamente aos desafios presentes e futuros da missão. Se por um lado “revitalizar” significa tornar novamente vital, voltar a dar vida, revigorar, dar nova energia, por “reestruturação” entende-se repensar a organização em todos os níveis; analisar e avaliar a validade e eficácia das presentes atividades pastorais e compromissos nos vários âmbitos, de acordo com as prioridades próprias da congregação. Juntamente com as expressões reestruturação e revitalização, a palavra “continentalidade” permeou o encontro.

No final, não ficou elaborado um projeto exato e detalhado, mas ficou um esboço de projeto que será posto à consideração de todos os missionários nos vários continentes para ser trabalhado, aprimorado e completado. O que de fato se almeja com este projeto é a renovação de cada missionário. Isto porque qualquer reforma só tem sentido, na medida em que ajuda aos missionários a serem melhores, mais contentes e felizes de levar adiante a missão.

O encontro/consulta foi concluído no dia 9, sábado com outra celebração eucarística muito significativa, desta vez na chamada Capelinha das Aparições, que foi construída no lugar exato onde Nossa Senhora costumava aparecer aos três pastorinhos. A ela foi confiado o Instituto, o projeto que se buscou construir e o desejo de viver a missão de forma mais plena e significativa. ν

* Luiz Carlos Emer, imc, é Superior Regional dos Missionários da Consolata no Brasil.
(CC BY 3.0 BR)