Dom Walmir Alberto Valle celebra 80 anos!

Ouça entrevista exclusiva realizada por padre Paulo Mzé.

 

 

Bispo emérito de Joaçaba, SC, dom Walmir celebra ainda 60 anos de vida consagrada e 54 de sacerdócio.

Por Maria Emerenciana Raia*

IMG_1020Com a presença do Superior Regional dos missionários da Consolata, padre Aquiléo Fiorentini, do pároco, padre Moisés Facchini, e dos padres Sabino Mariga e Paulo Mzé, diretor da revista Missões, e de amigos, dom Walmir Alberto Valle, bispo emérito de Joaçaba, SC, missionário da Consolata, comemorou seus 80 anos de vida em celebração de ação de graças na Paróquia Nossa Senhora Consolata do Jardim São Bento, zona norte da capital paulista, no dia 14 de abril de 2018, às 18h. Ainda em 2018, dom Walmir celebra 60 anos de vida consagrada e 54 de vida sacerdotal.

Dom Walmir exerceu seu ministério sacerdotal em em São Manuel (SP), Turim (Itália), Roraima, com os indígenas e em São Paulo. Foi nomeado bispo em 5 de novembro de 1985 para a diocese de Cândido Mendes, (Zé Doca) no Maranhão e ordenado em 6 de janeiro der 1986, pelas mãos do então papa, hoje, santo, João Paulo II. Em 2003, assumiu a diocese de Joaçaba, SC, onde permaneceu até se aposentar.

Padre Aquiléo iniciou a celebração eucarística com um pequeno histórico do trabalho de dom Walmir, destacando o fato de ele ser o compositor da maioria das músicas da missa.

Em sua homilia, dom Walmir afirmou que poderia comemorar os 80 anos de vida em sua diocese, porém escolheu estar com os irmãos da Congregação e dos velhos amigos, muitos deles, paroquianos da São José Operário, paróquia vizinha à Consolata, onde o então sacerdote trabalhou por 11 anos, antes de ser ordenado bispo. "Disposição, alegria, simpatia. Eu sempre procurei ter estas características. Nunca disse não aos superiores. Sempre que pediram, eu estava pronto", afirmou.

Muito emocionado, o bispo emérito chorou bastante durante a celebração e ao final, fez propaganda de seu novo livro "O guri sapeca que virou bispo". Ao término da missa, dom Walmir e os convidados desceram ao Salão Paroquial, onde o bispo autografou os livros vendidos e todos partilharam esfihas e bolo. Dom Walmir ganhou de presente dos amigos uma camisa do Santos Futebol Clube, autografada!

Parabéns, dom Valmir, pelos anos vividos a serviço da Missão!

*Maria Emerenciana Raia é editora da revista Missões.

 

Veja Galeria de Fotos: