Participantes do XIV Capítulo Geral marca Festa da Consolata em Turim, Itália

Missionários e Missionárias festejam Nossa Senhora da Consolata com celebrações e procissão na Itália.

Por Redação

Os Missionários e as Missionárias da Consolata Capitulares reuniram-se hoje, 20 de junho, em Turim, na Itália, para celebrar a Festa da Consolata. O dia foi repleto de eventos emocionantes, unindo a Congregação em uma jornada de devoção e fraternidade. Uma programação cuidadosamente elaborada honrou a memória do Bem-aventurado José Allamano e fortaleceu os laços espirituais dos participantes.

Missa na Solenidade de NS Consolata na igreja do Bem-aventurado José Allamano na Casa Madre em Turim presidida pelo novo Superior Geral, Pe. James Lengarin.

Missa na Solenidade de N.Sra. Consolata na igreja do Bem-aventurado José Allamano na Casa Madre em Turim presidida pelo novo Superior Geral, Pe. James Lengarin.

A solene celebração eucarística ocorreu às 11h – horário local – na Igreja Santuário do Fundador, José Allamano, localizada nas proximidades da Casa Mãe. O ambiente estava impregnado de reverência, enquanto os Capitulares juntamente com a comunidade da Casa Mãe, amigos e as irmãs missionárias da Consolata, se uniram em oração. A lembrança do Bem-aventurado José Allamano, cujo túmulo repousa na igreja, trouxe um sentimento de gratidão e inspiração aos presentes.

Após a missa, os participantes se reuniram para um almoço festivo na Casa Mãe. Ali, pude compartilhar momentos de alegria e confraternização, estreitando ainda mais os laços de união entre eles.

Santuário de Nossa Senhora Consolata. Foto: Júlio César Caldeira.

Santuário de Nossa Senhora Consolata. Foto: Júlio César Caldeira.

Às 16h – horário local –, os Missionários e as Missionárias se dirigiram ao Santuário da Consolata (foto), onde o Bem-aventurado José Allamano serviu como reitor por 46 anos e fundou as duas Congregações. Nesse ambiente sagrado, uma missa especial foi celebrada, realçando a importância da fé e da devoção na vida dos Missionários da Consolata.

Às 20h – horário local –, os Missionários e Missionárias deram início à tradicional procissão pelas ruas de Turim, portando a venerada imagem da Consolata. Com os Missionários liderando o caminho, a procissão foi concomitante por fiéis que se uniram em cânticos e orações, expressando sua fé e devoção à Virgem Maria.

A procissão culminou no Santuário, onde o arcebispo de Turim, dom Roberto Repole, dirigiu palavras inspiradas à multidão. Suas reflexões destacam a importância da Consolata na vida dos presentes, reforçando os valores de esperança e solidariedade que norteiam a Congregação. A cerimônia foi encerrada com uma bênção do arcebispo, proporcionando aos participantes um sentimento de renovação espiritual.

A Festa da Consolata em Turim é sempre um evento marcante - já que Nossa Senhora é a padroeira da cidade - marcada por momentos de fé, devoção e comunhão fraterna. Os Missionários da Consolata e a comunidade local saem desse dia especial revigorados, renovando seu compromisso em seguir os ensinamentos do Bem-aventurado José Allamano e propagar a mensagem de consolação e esperança ao redor do mundo.