Mensagem dos Missionários por ocasião da Festa da Consolata

Missionários reunidos no XIV Capítulo Geral em Roma, Itália divulgam mensagem por ocasião do dia 20 de junho, Festa da Consolata, para todos os devotos de Nossa Senhora.

Por Redação

No dia 16 de junho, os Missionários da Consolata, reunidos na Casa Geral em Roma para o XIV Capítulo Geral, enviaram uma mensagem fraterna em comemoração à Festa de Nossa Senhora Consolata, celebrada no dia 20 de junho. A mensagem destaca a importância dessa festa - nesse ano realizada em Turim, Itália - em função da realização dos Capítulos Gerais, e das eleições das novas Direções dos Institutos, tanto dos Missionários como o das Missionárias.

Uma celebração eucarística ocorrerá às 11h (horário local) na igreja do Fundador dos Institutos, o Bem-aventurado José Allamano, para os missionários e missionárias e público em geral, seguida de um almoço festivo. Às 16h haverá celebração eucarística no Santuário da Consolata, que é padroeira de Turim.

Durante o XIV Capítulo Geral, os missionários dedicaram-se à reflexão, partilha, oração e celebração. Eles reafirmaram a importância de voltar à fonte de seu carisma para serem fiéis à missão confiada a eles. O objetivo é ser presença e testemunho de consolação no mundo ferido, faminto e sedento de justiça e paz, levando o Evangelho de Jesus.

Durante o encontro com as Missionárias da Consolata, o papa Francisco também deixou uma mensagem de encorajamento aos Missionários, pedindo-lhes para caminharem sempre com alegria nos caminhos do Senhor. Essas palavras lembraram o fundador da ordem, que também enfatizava a coragem e a perseverança nos caminhos de Deus.

Os Missionários reconhecem que não estão sozinhos nessa jornada, mas são parte de uma comunidade e de uma família que compartilha o mesmo carisma. A vida fraterna e familiar vivida em comunidades enriquecidas por diversas culturas é considerada o primeiro anúncio e testemunho missionário que podem oferecer.

mensagem-festa-consolata-2

Como parte das celebrações, os Missionários farão uma peregrinação ao Santuário para agradecer e celebrar. Após esse momento especial, eles continuarão sua missão, levando a Consolata para todos os continentes, renovando seu compromisso de amar, servir e consolar a humanidade com o coração, as mãos e as palavras de Nossa Senhora Consolata.

O Bem-aventurado Allamano, fundador da ordem, celebrava o envio em missão de muitos missionários aos pés da Consolata. Hoje, ele continua a enviar cada um deles, partindo através deles e lembrando-os do mandato dado por Jesus aos missionários. Os missionários confiam sua nova Direção Geral, que servirá e animará a família missionária nos próximos seis anos, à intercessão das Bem-aventuradas Irene Stefani e Leonella Sgorbati, bem como do Bem-aventurado José Allamano, cujo centenário de morte será celebrado neste sexênio.

Os missionários enviam saudações a todos, em especial aos missionários idosos e enfermos, pedindo a bênção e consolo de Nossa Senhora Consolata para eles.

Os Capitulares concluíram sua mensagem fraterna, expressando sua gratidão e confiança à Consolata, por tudo o que foi indicado pelo Espírito Santo durante o XIV Capítulo Geral.

Veja a íntegra da mensagem: