Missionários da Consolata concluem Assembleia Continental na Colômbia

Na Mensagem Final, os participantes afirmam que conseguiram trabalhar em profundidade sobre as opções missionárias assumidas no continente.

Por Maria Emerenciana Raia

Os missionários da Consolata estiveram reunidos em Bogotá, Colômbia, de 5 a 10 de março, para definir propostas para a missão no continente América e traçar uma linha-guia para as Conferências Regionais. Ao encerrar os trabalhos, os participantes divulgaram uma Mensagem com as principais decisões. “Rever e avaliar as presenças a fim de fechar algumas e abrir outras mais de acordo com o carisma Ad Gentes e as opções do continente; consolidar equipes trabalhando de forma articulada e em rede; realizar um biênio continental sobre a Animação Vocacional”, foram alguns dos compromissos assumidos.

Os participantes mostraram solidariedade com a situação dramática da Venezuela e reforçaram a “necessidade de acompanhar e apoiar o povo venezuelano. Para isto, a Assembleia se propôs a formar no continente uma equipe de missionários para apoiar, junto às forças eclesiais e humanitárias, os venezuelanos que emigram para Boa Vista, Roraima, Brasil”.

Asamblea Continente AmaricaNa Mensagem Final, os participantes afirmam que conseguiram trabalhar em profundidade sobre as opções missionárias assumidas no continente, como formar discípulos missionários, a vida fraterna em comunidade, a animação missionária e vocacional com os jovens, a comunicação e a educação, o mundo étnico afrodescendente, indígena e a Amazônia, os migrantes e refugiados, as periferias urbanas e existenciais, a economia para a missão, o cuidado com a Criação e o diálogo inter-religioso, e finalmente, o trabalho em comum entre os missionários, as missionárias e os leigos missionários da Consolata.

Na Assembleia foram levantados alguns desafios do trabalho missionário no continente e propostas algumas ações, no intuito de uma reestruturação e revitalização da caminhada missionária, como por exemplo, com relação à pastoral vocacional, propondo-se realizar um biênio continental sobre a Animação Vocacional, reavaliar a presença dos missionários no continente, a fim de fechar algumas casas ou abrir outras, de acordo com o carisma Ad Gentes, trabalhar em rede, criar uma equipe missionária para situações de emergência humanitária, construir um portal com conteúdos comuns, reunindo os sites das circunscrições e trabalhar sempre em comunhão.

Agir
Os missionários, fiéis ao chamado e ao envio, consolados por Deus com a Virgem Mãe de Nazaré, se propuseram partir revitalizados, com alegre pressa, em grupos, em equipes e/ou em comunidades, de mãos dadas com a Igreja e com tantas pessoas de boa vontade, para ir até às periferias urbanas e existenciais para ver as sementes do Verbo germinar. Manifestaram o desejo de se misturar aos migrantes e refugiados para acabar com a orfandade dos sem pátria. Comprometeram-se a unir as vozes aos gritos de resistência dos indígenas, afrodescendentes e jovens, para assim, ajudar a descer os crucificados das cruzes impostas pelo mercado avarento, pela exclusão e pela injustiça.

Dentro desse movimento de mudanças e dinamismo, os missionários querem ser no continente América, animadores alegres, agradecidos e anunciadores da missão de Deus, testemunhas e promotores do discipulado missionário do Senhor Jesus, com o estilo, o método e a espiritualidade carismática, recebidos por meio do Bem-aventurado Fundador e Formador, José Allamano. Os missionários estão convencidos que agindo desta forma atrairão outros a seguir a vocação religiosa e missionária.

Na Assembleia, os presentes se solidarizaram com a situação da Venezuela e sentiram a necessidade de acompanhar e apoiar o povo venezuelano através de gestos concretos. Para isto se propuseram formar no continente, uma equipe de missionários para apoiar, junto às forças eclesiais e humanitárias, os venezuelanos que emigram para Boa Vista, RR.

Como filhos do Allamano que trabalham no continente América, sentiram a urgência de uma revitalização e reestruturação centrada em Jesus Cristo, fundadas mais no “ser” do que no “fazer” e evidenciada em um estilo mais discreto, humilde e propositivo. Propuseram-se, “concordes e iluminados", com "espírito de família" e "em unidade de intenções", como o fizeram as irmãs da Consolata, as Bem-aventuradas Irene e Leonella. Os missionários afirmaram ser da Consolata como elas, consolados para consolar! Seguindo as pegadas de Santo Oscar Romero e com o impulso do Espírito, convidam toda a Família Consolata a sulcar a missão na América com passos proféticos!

Maria Emerenciana Raia é editora da revista Missões. Com informações da Assessoria de Imprensa da Assembleia Continental em Bogotá, Colômbia.

Assembleia divulga carta de solidariedade aos missionários e comunidades da Venezuela

A Venezuela vive uma situação dramática. O povo enfrenta escassez de alimentos, remédios, serviços básicos como hospitais, escolas, água, eletricidade, transporte etc. Diante desta crise, os 31 missionários da Consolata, participantes da Assembleia Pós-Capitular do Continente América, reunidos em Bogotá, Colômbia, de 5 a 10 de março, divulgaram uma carta de solidariedade e apoio aos missionários e comunidades daquele país.

Leia a íntegra da Mensagem abaixo

Mensagem de solidariedade aos missionários e comunidades da Venezuela

Nós, os Missionários da Consolata reunidos em Bogotá, Colômbia, para a Assembleia Pós-Capitular do Continente América, comovidos com a realidade que está vivendo o povo venezuelano, desejamos expresar nossa solidariedade e apoio.

Além da situação política, a realidade presente da Venezuela nos entristece: a falta de alimentos, de serviços básicos de saúde, das crianças muitas vezes impedidas de ir à escola, as famílias desmembradas pela separação forçada em busca de segurança e proteção em terras estrangeiras, os povos originários e os afrodescendentes expulsos de seus territórios e cultura. Todas essas situações estão rompendo tragicamente o tecido de cuidados que sustentam um povo.

Nos momentos de angústia, as pessoas se perguntam: onde está Deus? Seja a presença dos missionários da Consolata um bálsamo e reflexo de amor do Pai Misericordioso. Deus sempre acompanha a quem está no caminho. Como Igreja, queremos dizer que não estão sozinhos, que estão com Deus e a doce proteção de Nossa Senhora de Coromoto (padroeira da Venezuela).

Jesus sempre se identifica com os deslocados, porque viveu esta situação em sua própria carne. Ele nos anima a manter a fé e a esperança em um futuro melhor sabendo que a pesar da mais obscura noite, a luz sempre chega com o novo dia que amanhece.

Comprometemos nosso coração, mente e mãos na missão em prol dos mais vulneráveis e pedimos a Nossa Mãe Santíssima, a Virgen Consolata que dê consolação a esta realidade dolorosa e aos nossos protetores, o Bem-aventurado José Allamano e Santo Oscar Romero, que infundam ânimo para sonhar com um mundo onde a fraternidade e o cuidado sejam signos de convivência cidadã.

Os participante da Assembleia

Bogotá, 10 de março de 2018.