Missionários da Consolata iniciam o XIV Capítulo Geral

O encontro foi iniciado hoje, 22 de maio, em Roma, Itália e se estenderá até dia 25 de junho, com a participação da Direção Geral, Superiores e Delegados das 13 circunscrições da África, Ásia, América e Europa.

Por Comunicação Consolata

O Superior Geral, padre Stefano Camerlengo, abriu oficialmente os trabalhos do XIV Capítulo Geral dos Missionários da Consolata. O tema central do encontro é "Serão minhas testemunhas, até os confins da terra" (At 1,8), como consagrados para a missão Ad Gentes.

"O Capítulo é um momento profético e visionário para enfrentar os desafios do mundo de hoje, onde juntos podemos ser mais fiéis ao nosso carisma, marcando nosso compromisso comum com a missão", exortou o Superior Geral aos capitulares. Padre Stefano convidou a todos para se deixarem "guiar pelo Espírito do Ressuscitado", simbolizado no Círio Pascal, que "ilumina o caminho dos discípulos missionários" para que "sejamos uma Igreja em saída".

Sinodalidade intercultural

Participam do XIV Capítulo Geral 41 missionários, sendo 24 africanos, nove europeus, seis latino-americanos e dois asiáticos, representantes de 13 circunscrições. A diversidade de nacionalidades neste Capítulo mostra o rosto multicultural do Instituto e a dinâmica da interculturalidade que se intensificou nos últimos anos. Temos um rosto diferente, mas sempre identificado com o objetivo traçado pelo Fundador, "consagrados para a missão Ad Gentes por toda a vida". Isso é um sinal de esperança.

xiv-capitulo-geral-consolata-2

O processo de preparação para o XIV Capítulo Geral seguiu um caminho inspirado na prática da sinodalidade. Foi iniciado há mais de um ano com o envio do documento preparatório a todos os missionários e comunidades. A inspiração bíblica tirada do livro do Apocalipse nos convidava a escutar "o que diz o Espírito ao Instituto". Com as respostas e contribuições, a Comissão Pré-capitular e a Direção Geral prepararam o documento Lineamenta, que desenvolveu dois núcleos temáticos: a) Identidade e Carisma: beber da própria fonte; b) Missão: um Instituto em saída.

Finalmente, com as contribuições sobre o estudo dos Lineamenta, elaborou-se o Instrumentum Laboris para o XIV Capítulo Geral. Os principais temas são: o missionário na comunidade (identidade e carisma); um Instituto em saída (a nossa missão Ad Gentes); a organização e a economia para a missão. Momento de graça e projeção

Realizado a cada seis anos, o Capítulo Geral é um momento de graça em que a Congregação faz uma pausa para reflexão sobre a vida e a missão Ad Gentes. Além de eleger o Superior Geral e seu Conselho, é uma oportunidade para avaliar o caminho, tomar decisões sobre a organização e programar o futuro com criatividade, renovando o entusiasmo missionário.

Com 122 anos de história, o Instituto Missões Consolata é hoje uma Congregação pluricultural e internacional, contando com 906 missionários originários de 30 países. Eles vivem em 231 comunidades presentes em 29 países, abrangendo a África, América, Ásia e Europa.