Missionários e Missionárias da Consolata Celebram Aniversário de Fundação dos Institutos

Festa da Fundação dos Institutos celebrada com tom de Ação de graças e maior compromisso na Animação Missionária e Vocacional

Por Paulo Mzé*

Os Missionários e Missionárias da Consolata que trabalham nas várias comunidades da Grande São Paulo se reuniram no final da tarde do dia 29 de janeiro, na Casa Regiona, das Missionárias da Consolata, na zona norte da capital paulista.

IMG_6904

A festa da Fundação dos Institutos começou com a celebração da eucaristia presidida pelo padre Luiz Andriolo e concelebrada por demais coirmãos e coirmãs. A Liturgia da Palavra escolhida foi a epístola de São Paulo aos Efésios, para a primeira leitura e o Evangelho de João. A primeira leitura, com o tema “Ele nos escolheu para sermos santos no amor”, e o Evangelho com o tema: “Permanecei em mim. Eu vos escolhi”.

IMG_6950

Como é tradição, por ocasião desta festa, o Superior Geral dos Missionários da Consolata, o padre Stefano Camerlengo endereçou uma missiva para todos os missionários da Consolata. Padre Luiz fazendo uso da palavra na homilia lembrou aos participantes alguns elementos da carta, tais como: dar ação de graças pelo longo caminho dos Institutos sob o olhar atento de Maria santíssima Consolata e do Bem-aventurado José Allamano; a necessidade da fidelidade ao seu carisma missionário continua e as múltiplas mudanças que estão acontecendo nos Institutos e fora deles. Padre Luiz fez coro às palavras do padre Stefano quando lembrou que a celebração da fundação dos institutos não deve ser uma simples recordação do passado, mas sim um momento de reflexão profunda sobre o nosso carisma. Padre Luiz disse que a entrada nos institutos de membros de outras culturas e países longe do Piemonte (Norte da Itália) implica maior compromisso evangélico tal como nos recomenda o escolhido para a celebração. Padre Luiz partilhando o Evangelho, refletiu que o amor de Deus hoje nos impele a enveredarmos no trabalho missionário pelo caminho do testemunho e que “o trabalho de Animação Missionária e Vocacional hoje deverá centrar-se no testemunho de vida de nossas comunidades de missão”.

IMG_6956

Como de costume nesta celebração tem sido celebrados os jubilares do ano. Neste ano Ir. Maria Costa  completa 50 anos de consagração para a missão. Com a irmã Maria Costa todos os missionários e missionárias da Consolata renovaram a sua consagração à Missão Ad Gentes.

Após a celebração eucarística, a comunidade anfitriã acolheu todos os presentes para um lanche de confraternização.

IMG_6958

Hoje são celebrados 119 de fundação do Instituto Missões Consolata. E 110 da fundação do Instituto das Missionárias da Consolata. O Bem-aventurado José Allamano fundou os dois Institutos em 29 de janeiro de 1901 e 1910, respectivamente.

Oriundos da Itália, os Missionários e Missionárias da Consolata estão no Brasil, desde 1936. Atualmente desenvolvem várias atividades missionárias em todo o país, com ênfase nos trabalhos relacionados às periferias urbanas  existenciais (Pastoral Afro e Causa Indígena). No mundo, os Missionários da Consolata estão em 27 países em quatro continentes.

Veja Galeria de Fotos:
Festa da Fundação 2020

*Paulo Mzé, imc, é diretor da revista Missões.