Missionários e Missionárias da Consolata celebram Padroeira em São Paulo

Reunidos na Paróquia Nossa Senhora da Consolata, zona norte da capital paulista, família Consolata celebra a Padroeira.

Por Paulo Mzé*

A Família Missionária da Consolata que conta com padres, irmãos, irmãs e leigos, celebrou nesta terça-feira (20) a Solenidade de Nossa Senhora Consolata.

IMG_0433Antecedida por novena iniciada no retrasado domingo (11) a Paróquia Nossa Senhora Consolata, na região episcopal Sant’Ana da arquidiocese de São Paulo, em celebração eucarística das 17h, contou com a presença dos missionários, missionárias, seminaristas e leigos que trabalham em várias comunidades na Arquidiocese de São Paulo.

A missa foi concelebrada por vários missionários da Consolata, enquanto a presidência esteve a cargo do padre Stephen Erastus Murungi, atual pároco da Paróquia São Marcos Evangelista, em representação da direção regional dos Missionários da Consolata no Brasil, na qual exerce o mandato de Conselheiro.

Durante a missa animada pelos missionários da Consolata em formação (seminaristas) e pelas missionárias da Consolata, padre Stephen partilhando a Palavra de Deus, iniciou sua fala agradecendo a comunidade paroquial de Nossa Senhora Consolata, na pessoa do também missionário da Consolata, padre Moisés Roberto Facchini.

Padre Stephen instou a todos a propagar o carisma da consolação tal como o fizeram os missionários que nos antecederam a começar pelo próprio Pai Fundador Bem-aventurado José Allamano, Bem-aventurada Irene Stefani, missionária da Consolata.

Neste ano, a Solenidade de Nossa Senhora Consolata, marcou, igualmente, o encerramento dos trabalhos do XIII Capítulo Geral dos Missionários da Consolata, que teve seu início no dia 22 de maio último, em Roma, na Itália.

Para a Solenidade de Nossa Senhora Consolata, os missionários participantes ao capítulo, os padres e irmãos capitulares, como são conhecidos, enviaram uma mensagem aos demais missionários e missionárias da Consolata que trabalham no mundo inteiro. A mensagem de que o padre Stephen fez referência está centrada no livro dos Atos dos Apóstolos (Atos 1,12-14).

Durante os ritos finais da celebração, a palavra foi dada à irmã Anair Voltolini, missionária da Consolata e atual superiora das Missionárias da Consolata no Brasil. E egressa do XI Capítulo Geral das Missionárias da Consolata, acontecido em Nepi, também na Itália, Irmã Anair transmitiu as saudações das demais missionárias da Consolata que participaram do capítulo por ocasião da Solenidade da Padroeira.

Também o leigo Sérgio Merlo Garcia, representando os leigos e leigas missionários da Consolata deixou mensagem em agradecimento a todos, principalmente, aos missionários e missionárias da Consolata pelo dom da vocação. Este momento terminou com a consagração de toda a assembleia a Nossa Senhora Consolata, animado pelo padre Moisés.

Após a celebração a assembleia foi acolhida no salão paroquial para confraternização preparada e oferecida pela comunidade paroquial aos convivas.

A Paróquia Nossa Senhora Consolata está situada à Rua Leão XIII, 303, no Jardim São Bento, na zona norte da capital paulista. Desde 1950 é assistida pelos missionários da Consolata.

De origem e fundação italianas, os Missionários da Consolata trabalham no Brasil desde 1937. Depois de terem partido para o Quênia, na África, no dia 8 de maio de 1902.

Os missionários e missionárias da Consolata estão presentes em 26 países nos continentes africano, asiático, europeu e americano. Contam com cerca de 1.000 membros, entre padres e irmãos e 800 irmãs provenientes de diversos países e culturas. O carisma dos dois institutos é a missão Ad Gentes e além-fronteiras, com o intuito de anunciar ao mundo inteiro a Verdadeira Consolação: Jesus Cristo.

Galeria de fotos do evento

*Paulo Mzé, imc, é diretor da revista Missões.