Missionários e missionárias da Consolata festejam aniversário de fundação

Missionários festejam 115 anos de fundação e Missionárias da Consolata, 106. O Bem-aventurado José Allamano fundou os dois Institutos, voltados para a Missão Ad Gentes

Por Maria Emerenciana Raia

A data de 29 de janeiro é significativa paras os membros da família Consolata! É o dia de fundação dos Institutos dos missionários e das missionárias. O Bem-aventurado José Allamano fundou o Instituto Missões Consolata (dos missionários) no dia 29 de janeiro de 1901 e o das Missionárias da Consolata no dia 29 de janeiro de 1910.

fundacaoconsolata1Em 2016 os missionários comemoraram 115 anos e as missionárias 106 anos. Uma celebração eucarística, presidida pelo Superior Regional da Consolata no Brasil, padre Luiz Carlos Emer destacou os jubilares religiosos: irmã Dirce Trainoti (25 anos), irmãs Maria Cecília da Silva, Doroti Sartor, Ana Paula Folletto, Matilde Guinosa e Evanilde Chiarelli (50 anos), padres Sabino Mariga e Adriano Prado, além de Lírio Girardi, que não esava presente (50 anos).

A festa foi realizada na Casa Regional das Irmãs, próxima ao Horto Florestal, zona norte da capital paulistana. Padre Emer chamou a atenção durante a homilia para a videira e os ramos, tema do Evangelho. Para que permaneçamos unidos ao tronco e abriu espaço para que os jubilares se manifestassem sobre como se sentem após tantos anos a serviço da Missão. Todos agradeceram ao dom da vida e a presença de Deus ao longo das experiências missionárias.

Um presente especial foi programado para este dia: o lançamento do portal www.consolata.org.br O portal contém as páginas IMC, MC, LMC, AMV e Revista Missões. Acesse e veja mais detalhes. Após a celebração e apresentação do novo portal, todos foram convidados a participar de um momento de confraternização, com salgadinhos, doces e bolo.

Uma grande festa para um grande feito: José Allamano fundou os dois Institutos no mesmo dia, com um intervalo de nove anos! Hoje, os missionários e as missionárias estão espalhados ao redor do mundo, em quatro continentes.