Missionários se despedem da Paróquia de Nossa Senhora da Penha

DSC_0082

Paróquia da Região Santana, zona norte da capital, é entregue à arquidiocese.

Texto e foto por Paulo Mzé *

O cardeal arcebispo metropolitano de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer, presidiu missa no último sábado (5), às 19h30, na Paróquia Nossa Senhora da Penha, no Jardim Peri, Região Santana, zona norte da capital. Em celebração concorrida, os paroquianos presentes observaram o protocolo que rege as celebrações eucarísticas com o povo em tempo de pandemia da Covid-19, tais como: medição de temperatura, uso de álcool em gel e distanciamento social. A celebração contou também com a presença de dom Jorge Pierozan, bispo auxiliar da arquidiocese de São Paulo e vigário episcopal para a região Sant’Ana. Também esteve presente o padre Luiz Carlos Emer, superior regional dos Missionários da Consolata no Brasil. Estiveram presentes outros sacerdotes da arquidiocese e missionários da Consolata, além dos padres Pietro Plona e Victor Wafula, pároco e vigário, respectivamente (foto).

DSC_0019

Nos ritos iniciais, padre Emer (foto) agradeceu começando pelo padre Gelindo Scottini, aos mais de vinte missionários que ao longo destes 40 anos trabalharam naquela paróquia. Padre Luiz lembrou à comunidade que a missão nos impele a ir onde a Igreja mais precisa de seus missionários. Ao mesmo tempo que os missionários da Consolata se despedem da paróquia, manterão sua disponibilidade em auxiliá-la naquilo que precisar, em colaboração com o novo pároco.

DSC_0049

Dom Odilo (foto), em liturgia centrada na correção fraterna, dirigiu-se aos presentes agradecendo aos missionários da Consolata pelo serviço prestado à Paróquia da Penha nestes últimos 40 anos de presença. “Seria bom que os missionários da Consolata continuassem o trabalho na Paróquia Nossa Senhora da Penha. Mas, o missionário deve estar sempre de malas prontas”, acrescentou.

DSC_0033

Nos ritos finais, Fabricia Paes (foto), representando o Conselho Paroquial de Pastoral dirigiu-se aos padres Pietro e Victor, agradecendo por todos os missionários da Consolata que ao longo destes últimos 40 anos trabalharam na Paróquia. Ela disse aos presentes que estes missionários deixaram saudades, boas lembranças. E acima de tudo, comunidades que buscam a comunhão e colaboração.

DSC_0047

Padre Pietro (foto) usou da palavra agradecendo a Deus pela graça que a comunidade paroquial proporcionou aos missionários da Consolata. E em tom de mea-culpa reconheceu que além das alegrias, esperanças, por um lado, as lutas e as dificuldades, por outro, muito enriqueceram aos missionários como pessoas e também na sua missão. Padre Pietro concluiu a sua fala comunicando que com o fim dos trabalhos na paróquia, nos próximos dias viaja para a Europa e deverá continuar o trabalho em Portugal, enquanto padre Victor continuará a sua missão em terras brasileiras.

DSC_0132

Padre Victor (foto), na qualidade de vigário paroquial cessante dirigiu-se aos presentes agradecendo a todos que o ajudaram e pedindo que continuem ajudando no seu ministério sacerdotal e no crescimento da vocação missionária e religiosa.

DSC_0109

Dom Jorge (fot0) também dirigiu-se à assembleia convidando os presentes a rezarem pelo novo pároco que deverá assumir a Paróquia Nossa Senhora da Penha em celebração eucarística do próximo sábado (12), às 19h30. Pediu também ao padre Erly Avelino G. Moscovo, MSA, coordenador do Setor Pastoral Mandaqui para acolher o novo pároco e mais novo membro do setor pastoral.

Foto do interior da Matriz paroquial. Foto: PASCOM N. Sra. da Penha.

Foto do interior da Matriz paroquial. Foto: PASCOM N. Sra. da Penha.

Breve histórico

Era o dia 27 de fevereiro de 1981, quando, recolhendo a preciosa herança de dedicação pastoral deixada pelo padre Bernardo Gora, Sacerdote Fidei Donum da Alemanha, os missionários da Consolata iniciaram a sua presença na Paróquia Nossa Senhora da Penha.

Ao longo deste tempo sucederam-se 10 párocos:

13/02/1981  Pe. Gelindo Scottini

17/01/1986  Pe. Valeriano Paitoni

24/02/1989  Pe. Etelvino Balsan

14/02/1993  Pe. Mario Alves da Silva

30/04/1995  Pe. Emanuele Gavosto

26/05/2000  Pe. Moises Roberto Facchini

17/12/2000  Pe. Gianni Basso

16/03/2004  Pe. Joaquim Kamau

04/03/2010  Pe. Elio Rama

04/02/2012 a 11/09/2020 Pe. Pietro Plona 

Outros 12 missionários trabalharam como vigários paroquiais: padres José Girardi, Michelangelo Piovano, Mateus Muriuki, Salvador Medina, Luiz Andriolo, Gilberto Dutra, Patrick da Silva, Celio Dornelles, Mario De Carli, Antony Muchoki Murigi, Joaquim Gonçalves e Victor Mbesi Wafula.

Ao longo deste tempo a Paróquia cresceu até a criação de seis Comunidades: Santo Alfredo e Nossa Senhora do Monte, São Luís de França, Nossa Senhora da Paz, Nossa Senhora Aparecida e suas pequenas comunidades, São João Batista e Rainha do Amor (Casa de Maria).
Em maio de 2014, com a criação da nova Paróquia São Marcos Evangelista, foram anexadas à mesma três comunidades da Paróquia da Penha: Nossa Senhora Aparecida, São João Batista e Rainha do Amor (Casa de Maria).

Galeria de Fotos

Missionários da Consolata se despedem da paróquia depois de 40 anos

* Paulo Mzé, imc, é diretor da revista Missões.