Novo pároco em Engenheiro Pedreira, Rio de Janeiro

Tomou posse neste final de semana, dia 1 de julho, padre Robério Crisóstomo, missionário da Consolata.

Por Cláudio Morneau*

A Paróquia Senhor do Bonfim, em Engenheiro Pedreira, na diocese de Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, acolheu seu novo pároco, padre Robério Crisóstomo da Silva, missionário da Consolata, neste domingo 1 de julho de 2018.

roberiovirada3A cerimônia de posse e a Santa Missa foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Luciano Bergamin, e concelebrada com outros sacerdotes missionários da Consolata. À luz da liturgia dedicada à Solenidade de Pedro e Paulo, a comunidade demonstrou entusiasmo pela presença de seu novo pároco. Entre cantos e momentos de mensagens e orações, foram manifestadas as mais diversas motivações em acolher com generosidade e esperança a todos.

Nos atos oficiais de posse, padre Robério recebeu a estola, símbolo sacerdotal, fez a profissão de fé, recebeu o livro dos Evangelhos, foi conduzido até a pia batismal e as chaves da Igreja e do Sacrário lhes foram entregues.

Em sua homilia o bispo mencionou o carisma dos missionários da Consolata na Igreja, frisando a missão como atitude de evangelização. Ao mesmo tempo, mencionou a importância da participação dos leigos na Igreja, pois o mandato missionário de Cristo não se pode confiar somente aos padres ou bispos, mas a todo o povo de Deus. É preciso entender que esta responsabilidade deve ser partilhada e vivenciada, desde atitudes, concreta e testemunhal, na fé e na caridade.

O bispo ainda frisou que assumir uma comunidade paroquial quer ser um ato público diante de Deus e da comunidade eclesial na tentativa de comprometer-se e utilizar-se da autoridade a ele confiada como sinais de mediação frente à missão universal da Igreja nas mais diversas situações reais e plurais.

Portanto, rogamos a Deus por este nosso irmão sacerdote, missionário da Consolata, que assume este compromisso como sinal de Jesus, o Bom Pastor. Ao mesmo tempo, rezamos por toda a comunidade para que vivam cada vez mais a presença de Deus em sua vida, ao ponto de contagiar outros cristãos a viverem sua fé e o seu batismo, tornando-os discípulos e missionários de Jesus.

*Cláudio Morneau, imc, é missionário da Consolata.