Novos noviços no “Oscar Romero”

Três jovens, dois venezuelanos e um colombiano deram início, neste sábado (7) à etapa formativa do noviciado, no bairro de Santa Etelvina, em Manaus, capital do Amazonas.

Por Paulo Mzé

A cerimônia de início do noviciado foi marcada com a celebração eucarística presidida pelo padre Júlio César Caldeira Ferreira e concelebrada pelos padres: Oscar Liofo, Arlei Pivetta, Martin Serna, Manoel Aparecido Monteiro e Julius Masere, os dois últimos, missionários da Consolata que trabalham na arquidiocese de Manaus.

WhatsApp Image 2023-01-09 at 15.22.06

Os jovens Jhonny José Gonzalez Briseno e Ángel Custódio Barazarte Hernandez, venezuelanos, e Johan Estiben Caviche, colombiano, foram acolhidos pela primeira nação da América latina a receber os missionários da Consolata em 1937.

Caviche nasceu em Morelia – Caquetá, na Amazônia Colombiana. Em 2019 começou o caminho formativo com os missionários da Consolata na Colômbia com a etapa do seminário propedêutico, que foi seguido pela etapa de estudo de filosofia.

Caviche resumiu a expectativa para o ano de noviciado dizendo que: “Espero encontrar-me mais comigo mesmo, seguindo a vontade de Deus Pai, sendo humilde, perseverante e, com Ele tendo um coração cheio de convicção. Com isto espero poder continuar a caminhar nos caminhos da missão”.

Ángel Custodio Barazarte Hernández de 36 anos nasceu em Campo Elias – Trujillo, na Venezuela. Em 2021 entrou no seminário diocesano de San Carlos Borromeo, onde estudou filosofia. Depois de um período afastado, retornou para o seminário dos missionários da Consolata em Caracas e depois em Tucupita.

Ángel disse que: “pela graça de Deus estou começando o noviciado, uma etapa em que espero fortalecer a minha vocação e continuar a descobrir o que Deus quer de mim”.

Jhonny de 30 anos nascido na Venezuela, desde a juventude participou em muitas atividades missionárias na sua diocese de origem, Machiques e nas POM (Pontifícias Obras Missionárias) da Venezuela. Está com os missionários da Consolata desde 2019, em Barquisimeto, para o propedêutico, e em seguida em Caracas para a filosofia.

Jhonny disse que o noviciado servirá para estar “aberto para ouvir a Jesus Mestre, a estar com Ele e a segui-Lo na missão, além das fronteiras geográficas e humanas”.

WhatsApp Image 2023-01-09 at 15.21.34

Presença dos Missionários da Consolata no Brasil

Historicamente a ação missionária dos Missionários da Consolata no Brasil se consolidou durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Uma vez que foi nesta época em que o Instituto foi chamado da Itália para colaborar na pastoral de muitas dioceses brasileiras especificamente na dimensão missionária e vocacional.

Presença na Amazônia

A evangelização na Prelazia de Rio Branco começou com os beneditinos. E em 1907, foi elevada a categoria de circunscrição eclesiástica. A partir de 29 de abril de 1948 passou, integralmente, aos cuidados dos missionários da Consolata. Com os quais, em 29 de abril de 1963, a circunscrição passou a se chamar Prelazia de Roraima. Tendo chegado à categoria de diocese em 1979. Com a nomeação do monsenhor dom Apparecido José Dias, em 1996, terminava a tutela da diocese de Roraima, pelo Instituto Missões Consolata.

Hoje os missionários atuam na pastoral paroquial, nas casas de formação e em centros de animação missionária juvenil e vocacional. O Instituto Missões Consolata no Brasil caracteriza-se pela atenção aos povos originários em atenção aos yanomami, macuxi, wapixana, taurepang, patamona e sapará. Pela animação missionária juvenil e vocacional, na formação para a missão, na defesa dos direitos humanos, na promoção da justiça e paz e integridade da criação. Bem como no trabalho de evangelização nas periferias de Boa Vista (RR), Manaus (AM) e São Paulo (SP). Desde 1985, os missionários da Consolata trabalham na Bahia.

Há quase quatro anos, as regiões Amazônia e Brasil foram reunificadas. Agora a região conta com o noviciado latino-americano, em Manaus que está funcionando há três anos. Os últimos noviços fizeram a primeira profissão religiosa no dia 28 de dezembro de 2022. Os três jovens que assumiram os compromissos da vida religiosa e missionária continuarão os estudos na etapa de teologia em São Paulo e em Roma. José Gulherme e Carlos Facundo irão para Itália. Enquanto Gonzalo Nicolás irá para São Paulo.

O noviciado está no coração da Amazônia na cidade de Manaus, desde 2021 e tem como protetor São Oscar Arnulfo Romero, profeta dos pobres e mártir da justiça e da paz. Também são acompanhados pelos missionários que a partir do noviciado trabalham na Área Missionária Família de Nazaré e na Paróquia Santa Luzia, na arquidiocese de Manaus.

O padre José Martin é o mestre dos noviços que acompanhará os três jovens durante este ano de formação. O noviciado latino-americano dos missionários da Consolata funcionou em Bucaramanga na Colômbia (1981 – 1994) e em Marín Coronado, na Argentina (1995 – 2019).

Da celebração de início do noviciado também participaram cinco seminaristas diocesanos que chegaram à Manaus para participar da I Experiência Vocacional Missionária Nacional que se realiza de 5 a 17 de janeiro, na arquidiocese de Manaus. Pedimos que Maria Consolata, nossa querida Mãe e o Bem-aventurado José Allamano, nosso pai fundador, os ajudem e guiem nesse lindo ano de noviciado.

Paulo Mzé é Superior Regional no Brasil e diretor da revista Missões.