O Instituto Missões Consolata a serviço da missão

Por Luiz Carlos Emer *
Foto: Arquivo IMC

O Instituto Missões Consolata (IMC) é uma família/congregação de religiosos/missionários (sacerdotes e irmãos) procedentes de vários países de quatro continentes. Tem sua sede Geral em Roma, onde o Superior Geral com seu Conselho orienta e acompanha o Instituto presente em mais de 20 países, entre os quais o Brasil, onde estão quase 50 missionários trabalhando e mais de 20 jovens se preparando para serem enviados como missionários a qualquer país do mundo.

mcabril2016

Padres Salvador Medina, Dietrich Pendawazima, Stefano Camerlengo, Ugo Pozzoli e Marco Marini.

Embora trabalhemos em total sintonia e cooperação com as igrejas locais e seus bispos, temos em cada país nossa própria organização diretiva, constituída do Superior e seu Conselho, que, em total sintonia com a Direção Geral em Roma, busca coordenar e acompanhar os diversos aspectos da vida e trabalho dos missionários.

Para que isto aconteça, além de visitas regulares do Superior Regional (provincial) às diversas comunidades e diálogo com cada missionário, são previstas também assembleias e retiros anuais com a participação de todos os membros e também visitas periódicas do Superior Geral e seus conselheiros.

A Região (província) está se preparando para receber a visita oficial do Superior Geral do IMC entre os dias 25 de abril a 20 de maio, quando teremos a chamada visita canônica. Ele visitará cada comunidade do Instituto no Brasil, para acompanhar melhor a realidade e o trabalho dos nossos missionários com suas dificuldades e desafios, e terá um diálogo pessoal com cada membro para saber como cada um está se sentindo e como está vivendo sua consagração e sua vida missionária; e por fim, fará um encontro com cada comunidade onde colocará o que viu e sentiu em visita ao grupo, estimulando a resolver possíveis diferenças e a renovar o entusiasmo em cada missionário.

Após visitar cada comunidade o Superior Geral terá a oportunidade de encontrar novamente todos os missionários, que estarão reunidos em São Paulo para a assembleia anual, entre os dias 16 a 20 de maio, e na qual ele também participará. Durante este encontro haverá a eleição da nova direção (Superior Regional e conselheiros) do Instituto Missões Consolata no Brasil para os próximos três anos.

* Luiz Carlos Emer é Superior Regional dos Missionários da Consolata no Brasil.
(CC BY 3.0 BR)