O Senhor nos chama, nos consagra e nos envia!

Por Luiz Antônio de Brito *
Fotos: Arquivo IMC

missionarios_da_consolata_abril__2015

No dia 14 de fevereiro, os missionários da Consolata no Quênia celebraram antecipadamente a festa do Fundador, José Allamano e deram um presente especial para toda a Igreja com a ordenação de seis diáconos e sete padres, entre os quais estão os agora presbíteros Alexander Nthenge, James Murimi, Victor Wafula e Urbanus Mulati. Na mesma ocasião, dois padres camilianos foram ordenados.

O tema escolhido para a grande festa foi: “o Senhor nos chama, nos consagra e nos envia”, tendo como referência o ano da Vida Consagrada, a história vocacional e a missão de cada ordenado.

missionarios_da_consolata_abril2__2015Os primeiros convidados chegaram ao Instituto de Filosofia da Consolata por volta das 7h e aos poucos o local foi se enchendo de cores e sorrisos. Às 10h, o canto de entrada dizia em Kiswahili “Njoni tumfanyie shangwe Mungu wetu” (venham todos louvar o nosso Deus). De fato, o clima era de muita alegria com uma procissão de mais de 150 padres e diáconos e uma assembleia de quase duas mil pessoas. Entre os padres estavam o Superior Geral dos Missionários da Consolata, Stefano Camerlengo com o seu vice, Dietrich Pendawazima e o Conselheiro Geral para a África Marco Marini, que no momento encontravam-se na região para a visita canônica.

O bispo Emmanuel Okombo, presidente da celebração, durante a homilia chamou a atenção das pessoas para “não olharem somente a aparência física dos novos ministros da Igreja, mas, estarem mais preocupados com aquilo que eles representam em nosso meio e o que eles têm a nos oferecer, para que assim possamos ajudá-los a serem fiéis servidores do Senhor”. Um dos representantes dos novos ordenados, durante seu discurso de agradecimento, convidou os seus novos companheiros no ministério sacerdotal e diaconal a serem humildes e a estarem a serviço de todos. ν

* Luiz Antônio de Brito, imc, é seminarista brasileiro no Quênia.
(CC BY 3.0 BR)