São Marcos Evangelista acolhe novo pároco

Em celebração eucarística presidida por dom Odilo Pedro Scherer, cardeal arcebispo de São Paulo, tomou posse o novo pároco da Paróquia São Marcos Evangelista, padre Aquiléo Fiorentini, imc.

Por Paulo Mzé

O padre Aquiléo Fiorentini, imc, foi acolhido pela comunidade paroquial da Paróquia São Marcos Evangelista, do setor Mandaqui, na região Sant’Ana, da arquidiocese de São Paulo, na zona norte da capital paulista em celebração eucarística no último sábado (19), às 19h00, onde desempenhará pelos próximos seis anos o papel de pároco.

IMG_6079

A celebração contou com uma considerável presença de paroquianos representado as comunidades Nossa Senhora do Desterro; Nossa Senhora de Fátima; São José; Nossa Senhora Aparecida; Nossa Senhora das Graças; Maria Rainha do Amor (Casa de Maria); Nossa Senhora Aparecida (Condessa); Nossa Senhora Consolata; Nossa Senhora do Carmo; Nossa Senhora de Lourdes;  Nossa Senhora da Paz e São João Batista, além da Paróquia Nossa Senhora Consolata (matriz).

IMG_0025

Concelebraram o diácono Gratus Mzena e os padres Eugênio Bento, Isaack Mdindile, Célio Dornelles, Paulo Mzé, João Monteiro da Felícia, vigário paroquial, Luiz Carlos Emer, superior regional dos missionários da Consolata no Brasil e Erly Avelino G. Moscoso, representando o Setor. A celebração foi presidida por cardeal arcebispo de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer.

IMG_6051

Em liturgia do 29º domingo do Tempo Comum, dom Odilo refletiu a palavra de Deus, na véspera do Dia Mundial das Missões, celebrado concomitantemente com a Juventude Missionária e a Santa Infância. Dom Odilo incentivou a comunidade paroquial a colaborar com o novo pároco na tarefa de fazer da paróquia cada vez mais missionária. Lembrou ainda um pouco da história da edificação daquela comunidade paroquial que como comunidade por vários anos, foi desmembrada da agora vizinha Paróquia Nossa Senhora da Penha, em 2014. O arcebispo, na sua homilia, falou ainda da importância da oração no ambiente comunitário e do aspecto missionário da Igreja.

IMG_6405

Já nos ritos finais da celebração, Maurício Basílio de Lima, ministro extraordinário da eucaristia e membro da equipe de eventos, representando o Conselho Pastoral Paroquial fez uso da palavra desejando boas-vindas ao novo pároco e prometendo uma comunidade colaborativa no trabalho, que depois do padre Stephen Erastus Murungi, passará a ser exercido pelo padre Aquiléo. O padre Aquiléo recentemente, com a eleição do novo superior regional, deixou a função de coordenador e animador dos missionários da Consolata no Brasil. Em sua primeira mensagem como pároco empossado, manifestou a sua disponibilidade no trabalho que lhe espera e desejou poder contar com a colaboração de todos os paroquianos.

Após a celebração, seguiu-se um momento de acolhida na casa paroquial que contou também com a presença de dom Odilo e alguns membros do Conselho Paroquial da São Marcos. Padre Aquiléo assumiu a Paróquia São Marcos Evangelista como quarto pároco, desde a sua elevação à categoria de paróquia, em 2014. Depois de muitas tarefas desempenhadas no Instituto Missões Consolata, tendo passado pela formação e direção, principalmente, padre Aquiléo fará a vez de pároco depois do padre Stephen que se despediu da paróquia no último dia 22 de setembro e foi indicado para trabalhar em Moçambique.

Veja nossa cobertura fotográfica

Padre Aquiléo toma posse na Paróquia São Marcos Evangelista
Fotos: Cleber Pires e Thiago Pires

*Paulo Mzé, imc, é diretor da revista Missões.