Ordenação diaconal na Bahia

O Senhor fez em mim maravilhas, santo é o seu nome. (Lc 1, 49)

Por John Kapule*

Em agosto, a Igreja celebra as vocações: sacerdotal, familiar, religiosa e leiga. É um mês voltado para a reflexão e a oração pelas vocações e os ministérios, de forma a pedir a Deus para que todos os batizados "sejam fiéis como apóstolos leigos, como sacerdotes, como religiosos e religiosas, para o bem do povo de Deus e de toda a humanidade", como afirmou o então papa João Paulo II.

josky2No dia 4 de agosto de 2018, festa litúrgica de São João Maria Vianney, na Paróquia Santíssima Trindade em Feira de Santana, BA, o professo Josky Menga Makanda, imc, natural da República Democrática do Congo, foi admitido à ordem do diaconato pela imposição das mãos de dom Zanoni Demettino Castro, arcebispo metropolitano de Feira de Santana.

A ordenação de Josky for carinhosamente organizada pelos paroquianos (sob a coordenação do um casal) que juntos se mobilizaram para fazer deste dia um momento marcante. A igreja estava lotada de fiéis, com um telão instalado do lado de fora. Padre Aquiléo Fiorentini, Superior Regional dos missionários da Consolata no Brasil junto com outros missionários, alguns padres do clero arquidiocesano de Feira de Santana e diocese de Serrinha, o padrinho e madrinha de Josky que vieram de São Paulo, se fizeram presentes.

“O Senhor fez em mim maravilhas, santo é o seu nome” (Lc 1, 49). Este foi o lema diaconal escolhido pelo diácono transitório. Diácono transitório é aquele que está se preparando para o sacerdócio, para se tornar padre.

Como prevê o rito de ordenação diaconal, O Superior Regional, padre Aquiléo apresentou à assembleia o professo Josky. Depois seguiu a homilia do arcebispo. Em sua homilia, “cabe aos diáconos, entre outros serviços, assistir o bispo e os padres na celebração dos divinos mistérios, sobretudo a Eucaristia, distribuir a comunhão, assistir ao matrimônio e abençoá-lo, proclamar o Evangelho e pregar, presidir os funerais e consagrar-se aos diversos serviços de caridade” destacou dom Zanoni.

Depois houve uma segunda interrogação onde o professo assumiu na frente da assembleia o seu desejo de assumir o diaconato. Depois da ladainha e a oração da consagração, o neo-diácono recebeu a estola diaconal e a dalmática como símbolo de sua missão como anunciante do Evangelho e de seu ministério e do Espírito Santo que o constitua diácono da Santa Igreja.

Em seguida, aconteceu a vestição, quando Josky recebeu a ajuda de padre Job Masyula (Formador), para revestir-se das vestes próprias de diácono. Depois, o novo diácono foi convidado pelo arcebispo a se ajoelhar e recebeu o evangeliário e depois o abraço da paz. Toda assembleia aplaudiu o neo-diácono transitório e a celebração da santa missa prosseguiu, com Josky servindo no presbitério.

Durante a celebração eucarística, houve momentos onde foi inserido algo da cultura africana sobretudo com a entronização da Palavra e também através dos cânticos.

Depois da celebração, houve no salão paroquial um momento de partilha e confraternização onde a comunidade paroquial preparou com carinho um jantar para todos que os presentes.

Vale a pena destacar que houve uma semana vocacional paroquial organizada pela equipe da Pastoral Vocacional da paróquia de dia 29 de julho até dia 3 de agosto. A paróquia também celebrou nesta mesma data os 50 anos da Consagração Religiosa da Ir. Nair, missionária das Irmãs da Divina Vontade.

*John Kapule, imc, é missionário em Feira de Santana, BA.