Ordenação diaconal no Paraná

No dia 11 de agosto, foram ordenados diáconos Isaack Mdindile e Oscar Liofo, em Curitiba.

Por Jordhan Victor Gularte

No dia 11 de agosto de 2018, na Paróquia Santa Margarida, Curitiba, PR, foram ordenados diáconos os missionários Isaack Gaitani Mdindile e Oscar Liofo. O primeiro grau do sacramento da ordem foi administrado pela imposição das mãos de dom Amilton Manoel da Silva, bispo auxiliar da arquidiocese de Curitiba.

A celebração eucarística foi animada por um dos grupos de canto da Paróquia, junto com os seminaristas teólogos (São Paulo) e filósofos (Curitiba). A liturgia foi preparada pelo seminário filosófico e propedêutico, junto com os padres responsáveis. Na homília, dom Amilton Manoel da Silva disse que nós devemos servir uns aos outros. Inspirado nas palavras do papa Francisco, ele disse também que o diaconato não pode ser uma profissão, ou meramente um ato de executar, mas é um estar a serviço.

oscareissack3 Estavam presentes o Superior Regional do Brasil, padre Aquiléo Fiorentini, o Conselheiro Regional Hector Elias, e vários outros missionários da Consolata. Muitos religiosos e religiosas de diversas congregações também participaram deste momento especial. Ao fim da eucaristia, todas as pessoas que estavam na missa foram convidadas a irem até o salão paroquial partilhar o alimento e, principalmente, dar as felicitações para os novos diáconos. Com certeza foi um grande dia para Isaack e Oscar.

No dia seguinte, muitos amigos do seminário e também dos diáconos foram almoçar no seminário filosófico Nossa Senhora Consolata. Com a ajuda de benfeitoras do seminário que ajudaram na preparação do alimento, ocorreu um grande almoço em família, a família Consolata. Por isso, é necessário agradecer a Deus por todas as graças que ele derramadas, principalmente pela vida desses dois novos diáconos da Igreja. Que Maria, a Mãe Consolata, junto com o bem-aventurado José Allamano, sempre interceda pela vocação de ambos. Que eles sejam testemunhas fiéis de Jesus Cristo.

Semana Missionária

Em preparação para a ordenação diaconal de Isaack e Oscar foi realizada uma semana missionária e vocacional, entre os dias 6 e 11 de agosto na Paróquia Santa Margarida e suas respectivas comunidades. A semana foi organizada pelo Grupo de Animação Missionária (GAM) da paróquia, o qual é constituído por missionários de todas as comunidades pertencentes à paróquia.

Para que acontecesse esta missão, muitos missionários, de diversas localidades – São Paulo, Cascavel, Bahia –, se colocaram à disposição para trabalhar. Foi algo muito bonito de se ver! No decorrer da semana, no período da manhã e da tarde, aconteceram visitas missionárias nas casas. Para que atingisse o maior número de casas possíveis, dividiu-se os missionários em duplas, assim como fez o próprio Cristo: “Chamou os doze discípulos, começou a enviá-los dois a dois e dava-lhes poder sobre os espíritos impuros” (Mc 6,7).

Outra atividade realizada durante a semana pelos missionários foi visitas aos colégios da região. Especificamente dois colégios foram visitados. Nas visitas houve palestras sobre a importância de amar o próximo e também do sentido da vida. Cerca de 300 crianças na faixa etária dos 10 aos 15 anos participaram das palestras ao longo da semana. Por último, enfim, houve palestras todos os dias no período noturno. Cada dia foi desenvolvido um tema em alguma das comunidades, como por exemplo: a importância do ano do laicato, o significado do ícone da Consolata, os Leigos Missionários da Consolata (LMC) etc. Na quinta-feira, dia 9 de agosto houve uma confraternização no salão paroquial entre os missionários que participaram ativa e constantemente da missão.

Jordhan Victor Gularte, imc, é seminarista em Curitiba, PR.