Padre Pietro Plona, jubilar de ouro

Pároco de Nossa Senhora da Penha, São Paulo, celebra 50 anos de profissão religiosa.

de Victor Mbesi Wafulla

A paróquia Nossa Senhora da Penha, localizada no Jardim Peri, Zona Norte da capital de São Paulo, juntamente com suas respectivas comunidades (Santo Alfredo e N. Sra. do Monte, São Luís de França e N. Sra. da Paz) reuniu-se no dia 12 de novembro de 2017 em clima de festa e júbilo para a celebração eucarística em homenagem ao Jubileu de Ouro de Profissão Religiosa do seu pároco, padre Pietro Plona, missionário da Consolata.

padrepietro2 Estavam presentes Dom Sérgio de Deus Borges, vigário Episcopal da Região Santana, padre Aquiléo Fiorentini, superior dos missionários da Consolata na Região Brasil, os padres Robério, Célio, Joseph e Victor, vigário paroquial, sem esquecer a presença das Irmãs Missionárias da Caridade. Dom Sérgio iniciou a Santa Missa e depois de umas palavras introdutórias voltadas ao significado da celebração, passou a presidência ao padre Pietro. Na homília, o jubilar partilhou sobre a sua vocação, papel da sua família no nascimento, crescimento e amadurecimento da vocação, e aquilo que tem sido a sua trajetória vocacional nesses 50 anos decorridos.

Preces, louvores e gratidão a Deus pela vida e vocação desse homem a quem Deus chamou do meio dos homens para ser mensageiro do Evangelho do Reino e ser ponte entre a humanidade e Deus. Celebramos uma vida feita doação. Por ele, elevamos a Deus as preces de muitos e longos anos de vida, paz, saúde, e perseverança na missão. Como amante das escrituras e imitador de Cristo, o padre Pietro é um homem que caminha pela vida com os pés no chão e as mãos erguidas em prece ao Senhor da Messe, cantando, entre outros hinos, “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14:16, Mc 6:37, Lc 9:13), como inspiração e caminho indicador de viver esse imperativo evangélico.

padrepietro4Antes da bênção final foi lida a homenagem, e oferecidos alguns presentes em nome da comunidade matriz, as comunidades e algumas pastorais e movimentos. Dom Sérgio dirigiu uma palavra de parabéns e agradecimento ao padre Pietro, realçando o aspecto do testemunho de vida como religioso que o sacerdote leva. Da mesma forma tomou a palavra o padre Aquiléo, em nome do Instituto a qual pertence o padre Pietro e agradeceu a Deus pela vida e vocação do sacerdote como missionário da Consolata. À luz do Evangelho do dia sobre as dez virgens, o superior agradeceu ao sacerdote por ter sempre levado consigo o óleo para a sua lâmpada ao longo do caminho de vida religiosa missionária. E em nome no Instituto dos Missionários da Consolata, desejou ao jubilar votos de felicidades e bênçãos e um serviço fecundo na vinha do Senhor.

Terminando a celebração eucarística, seguiu-se momento de confraternização onde o jubilar cortou bolo de comemoração. Assim, fecha-se um ciclo de vida e missão, e abre-se outro. É um momento singular, que se encrava nas pedras mais preciosas que contêm a vida e a história da paróquia; momento de caráter nobre que o tempo jamais poderá apagar nem a história esquecer. Inegável é o inestimável sentimento de gratidão que é perceptível no ar, que enche o coração com uma alegria exuberante e contagiosa. Se chegou até aqui, não é porque tudo foi fácil, não é porque não teve altos e baixos, mas é porque acreditou.

Ao padre Pietro, nossos votos de parabéns e felicidades!

Victor Mbesi Wafula, imc, é vigário na Paróquia N. Sra. da Penha, São Paulo, SP.