Por Lírio Girardi *
A Paróquia Nossa Senhora Consolata de Brasília celebrou seu Jubileu de Diamante (60 anos de existência) com uma grande festa. Vários eventos marcaram a data, incluindo missas, procissão, shows e atividades para todas as famílias.
As comemorações litúrgicas tiveram início no dia 20 de junho, com a Novena Mensal do Jubileu, iniciada em setembro de 2023. Nos dias 14 e 15 de junho foi realizada a tradicional Festa Junina, com música ao vivo, bingo, comidas típicas e a famosa Quadrilha da Consolata.
No dia 23 de junho, o dia central das comemorações, foi realizada uma missa solene presidida pelo Cardeal Dom Paulo Cézar Costa, Arcebispo de Brasília. A missa foi concelebrada pelos padres da Paróquia e contou com a participação de um grande número de fiéis.
Um Tríduo precedeu a Solenidade do dia 23, realizado nos dias 20, 21 e 22 de junho, com a presença do Arcebispo Ordinário Militar do Brasil, Dom Marcony Vinícius, e do Reitor da Basílica São Francisco de Assis, Frei Flávio Amorim.
Na Missa Solene do Jubileu houve a coroação de Nossa Senhora Consolata, realizada pelas crianças da catequese e logo após, o Cardeal Dom Paulo, descerrou a Placa Comemorativa dos 60 anos da Paróquia.
As comemorações do Jubileu de Diamante foram um momento de grande alegria e união para toda a comunidade. A festa foi uma oportunidade para celebrar a fé, a história e a missão da Paróquia, além de agradecer a Deus pelas bênçãos recebidas ao longo desses 60 anos.
A Paróquia Consolata de Brasília
A Paróquia Nossa Senhora Consolata foi fundada em 20 de junho de 1964 pelo Arcebispo de Brasília à época, Dom José Newton, e está sob orientação dos Missionários da Consolata desde o princípio. A Paróquia atende a uma comunidade de cerca de 10 mil pessoas e oferece diversas atividades, como missas, catequese, grupos de jovens e adultos, pastoral da saúde e pastoral social.
O que significa Jubileu de Diamante?
O Jubileu de Diamante é uma comemoração que marca os 60 anos de um acontecimento importante. No caso da Paróquia Consolata, o Jubileu de Diamante celebra os 60 anos de evangelização da Paróquia na cidade de Brasília.
O que os fiéis da Paróquia Consolata esperam do futuro?
Os fiéis da Paróquia Consolata esperam que a Paróquia continue a ser um lugar de fé, acolhimento e evangelização. Eles também esperam que a Paróquia continue a crescer e a se desenvolver, para que possa atender ainda mais pessoas e levar a mensagem do Evangelho a todos os cantos da cidade.
Muitos deram o seu melhor desde a criação. Entre tantos, o Padre João Marim, que foi o primeiro Pároco, o Padre Claúdio Fronza, o primeiro pároco brasileiro, o Padre Atilio Scapim, que construiu a igreja atual em 1981. Alguns missionários trabalharam até os seus últimos dias na Paróquia, como o Padre José Olivero e o Padre Orestes Ghibaudo. Todos, testemunhas de dedicação e de amor. Junto com eles, inúmeros leigos e leigas, entusiastas e devotos da Mãe Consolata que enfrentaram dificuldades, mas, com muita fé e esperança, deram testemunho de coragem e perseverança até os dias de hoje.
Para comemorar em grande estilo seu Jubileu, a Paróquia fez uma reforma completa na Matriz, no salão de Festas e na Casa Paroquial. Para angariar fundos para as reformas, o Conselho Pastoral Paroquial criou o Livro de Ouro, que conta com a doação de mil reais de benfeitores especiais. Além do Livro de Ouro, foi realizada a rifa de um anel de ouro doado por um paroquiano, e realizadas muitas outras ações pontuais desenvolvidas pelas pastorais, movimentos e serviços.
Festa Religiosa — o Jubileu
Uma Carreata pelas Quadras da Paróquia animou a Comunidade no dia 23 de junho. A Imagem da Padroeira em carro, artisticamente enfeitado, percorreu as nove Quadras da Paróquia, para a Bênção às famílias, aos doentes e idosos, e às crianças. Foi impressionante constatar a fé e a devoção do povo para com a Mãe de Jesus Cristo. Cantos, orações, faixas alusivas à Mãe marcaram a visita. A Carreata terminou na frente da Matriz. Seguiu-se a Celebração solene da Santa Missa.
Na Procissão de Entrada, logo atrás da Imagem da Padroeira, estava um grupo especial de homens e mulheres que representam o ontem e carregaram o andor das dificuldades e alegrias da Paróquia através da participação no Conselho Paroquial, das Pastorais e Movimentos por muitos anos. Nossa eterna gratidão a eles e elas, pela coragem, bravura e perseverança!
Como ensinou nosso Mestre Jesus, a Paróquia da Consolata começou pequena, como uma Semente de Mostarda. Poucas famílias, com muita fé e coragem, foram agregando mais famílias, com mais fé e coragem nestes 60 anos de vida, gerando mais Comunidades, como a Paróquia José Allamano, na Samambaia, a Paróquia São Francisco, hoje Basílica, e, finalmente, a Comunidade da Divina Misericórdia que é parte da Paróquia e representa a Igreja em saída tão enfatizada pelo Papa Francisco e o ardor missionário de nosso Instituto.
Que a Mãe Consolata continue nos iluminando e indicando a verdadeira Consolação, Jesus Cristo!