Projeto: Alimentação para crianças imigrantes venezuelanos

Por IMC

Atividades com as crianças antes da refeição na comunidade Sagrado Corações

A crise na Venezuela obriga a população a abandonar o país em busca de sobrevivência. Estima-se que mais de 4 milhões já migraram para o exterior. Nas cidades de Pacaraima e Boa Vista, milhares de venezuelanos se encontram em condições extremamente precárias.

Acredita-se que mais de 50 mil venezuelanos estão em Roraima, mas apenas cerca de 6,5 mil vivem nos 13 abrigos. Milhares vivem em situação de rua, ao redor da Estação Rodoviária, em casas alugadas e em pelo menos 15 ocupações. Duas delas com mais de 600 pessoas cada.

A Igreja católica esteve presente na acolhida desde o início. A Equipe Itinerante dos missionários da Consolata atua em Boa Vista desde maio de 2018. Hoje a prioridade são as pessoas mais vulneráveis e indígenas moradores no espaço Ka Ubanoko, (dormitório comum na língua warao) um complexo esportivo abandonado que foi ocupado no início do mês de março por mais de 600 venezuelanos, dentre os quais, 350 indígenas da etnia Warao e E’ñepa, e 250 não-indígenas. As crianças são cerca de 250. Todos estavam fora dos abrigos, muitos viviam à sobra de cajueiros no bairro Pintolândia.

Voluntários preparam alimentação para crianças imigrantes

Nos últimos quatro meses a Equipe Itinerante contou com o trabalho do John Omondi, e o apoio do Pe. Manolo Loro. Agora, o padre Oscár Liofo que chegou em Boa Vista (RR) está acompanhando os trabalhos da Equipe.

Alimentar as crianças

No trabalho com os imigrantes, os missionários da Consolata estão focados na alimentação das crianças de 6 a 15 anos do Ka Ubanoko. A ação consiste em oferecer, dois almoços por semana acompanhados de formação humana, cultural e higiene. As crianças de 0 a 5 anos também começaram a receber alimentação complementar providenciada pela Pastoral da Criança.

- Para oferecer duas refeições para 100 crianças são necessários R$ 500,00.

- Para duas refeições por semana durante um mês: R$ 2.000,00.

Um grupo de voluntários venezuelanos prepara as refeições.

Esse Projeto precisa da ajuda das paróquias, grupos, movimentos, amigos e benfeitores. É uma oportunidade para intensificar o espírito missionário indo além da “nossa comunidade”.

Você pode doar qualquer quantia

As doações devem ser depositadas na conta dos Missionários da Consolata em Boa Vista. Como podem ver nas informações que estamos enviando.

Banco Santander - 33

Agência - 4510

Conta Corrente - 13000164-3

Instituto Religioso Missionário da Consolata (IRMC)

CNPJ -  07 328 028/0001- 00

NB. Favor enviar o comprovante de depósito

Informações: Pe. Claudio Cobalchini (claudiocobalchini2@gmail.com) WhatsApp: (92) 9130-1213

Conforme nos convida o Papa Francisco, é urgente: “Acolher, proteger, promover e integrar” os imigrantes. Muito mais do que vizinhos, os venezuelanos são nossos irmãos e irmãs.

Pe. Oscar Liofo e Pe. Jaime Patias, Equipe Itinerante IMC em Boa Vista (RR).