Queniano é eleito primeiro Superior Geral africano do IMC

novo-superior-geral-imc

Pe. James Bhola Lengarin foi eleito Superior Geral dos Missionários da Consolata durante XIV Capítulo Geral.

Por Redação revista Missões

Missionário nascido no Quênia foi eleito hoje, dia 12 de junho de 2023 como o décimo Superior Geral da história do Instituto Missões Consolata (IMC), o primeiro de origem africana a ocupar o cargo.

Na manhã desta segunda-feira, durante o XIV Capítulo Geral, os 40 capitulares reunidos participaram de uma eleição histórica ao escolherem o padre James Bhola Lengarin como décimo Superior Geral da história dos Missionários da Consolata. Essa notável conquista é um marco significativo, uma vez que o padre James é o primeiro missionário africano a ocupar o cargo de Superior Geral do Instituto Missões Consolata (IMC), congregação fundada em 1901 pelo Bem-aventurado José Allamano. Sua eleição representa um momento de renovação e diversidade para a instituição, que continua a cumprir sua missão de serviço e evangelização em âmbito global.

O padre James, ao aceitar o cargo que desempenhará de 2023 a 2029, expressou sua disponibilidade para assumir essa importante função. Em suas palavras de aceitação, ele expressou gratidão ao Senhor pelo dom da vida, aos seus pais que já não estão mais presentes e pela graça de sua vocação como missionário da Consolata. Ele agradeceu a confiança depositada nele pelos seus irmãos e pediu a todos que rezem por ele e pela comunidade, para que possam cumprir a missão que lhes foi confiada.

O padre James será acompanhado por quatro Conselheiros Gerais, que serão eleitos nos próximos dias do Capítulo Geral. Como "sucessor do Padre Fundador na direção do Instituto", o novo Superior Geral tem autoridade sobre todos os missionários, circunscrições, comunidades locais e obras do Instituto. Ele representa o Instituto tanto eclesiástica como civilmente e tem a responsabilidade de promover a unidade, a vida espiritual e a atividade apostólica dos missionários e das comunidades.

Com mais de 122 anos de história, o Instituto Missões Consolata é uma congregação pluricultural e internacional, contando atualmente com 906 missionários originários de 30 países, que vivem em 231 comunidades presentes em 29 países da África, América, Ásia e Europa.

 

Biografia

superior-consolata-imc-novoO padre James Bhola Lengarin nasceu em 15 de abril de 1971, em Maralal, no Quênia. Ele é filho de Leaburia Lapus e Naiduri Leaburia. Ingressou na comunidade dos Missionários da Consolata e realizou seus estudos filosóficos de 1990 a 1993 no Seminario da Consolata em Nairobi. Fez seu ano canônico de Noviciado em Sagana, Quênia, onde professou seus votos religiosos em 6 de agosto de 1994.

Prosseguindo com sua formação, o padre James estudou Teologia em Totteridge, Inglaterra, de 1994 a 1997, e obteve um mestrado em Missiologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. Ele foi ordenado presbítero em 18 de julho de 1999, em Wamba, Quênia.

Nos primeiros anos de seu ministério, o padre James atuou como animador missionário na Itália, nas cidades de Galatina e Martina Franco. Também foi vice-formador e reitor do seminário de Bravetta, em Roma. Ele retornou ao Quênia, onde desempenhou diversas funções, como Mestre de Noviços em Mathari, diretor da Escola de Línguas, reitor do Santuário da Consolata e administrador da Região Quênia.

No último Capítulo Geral, o padre James foi eleito como Vice-superior, cargo que exerceu de 2017 a 2023. O padre James assumirá a função de Superior Geral pelos próximos seis anos, liderando a Congregação e guiando-a em sua missão de serviço e evangelização ao redor do mundo.

Com informações da Assessoria de Imprensa do XIV Capítulo Geral dos Missionários da Consolata.