São Marcos Evangelista se despede de seu pároco

Durante a homilia, padre Stephen Murungi disse que o momento era de envio. Ele vai trabalhar em Moçambique.

Por Paulo Mzé*

A comunidade paroquial de São Marcos Evangelista, na zona norte da capital paulista, Região Sant’Ana da arquidiocese de São Paulo se reuniu no domingo, 22 de setembro, às 10h para se despedir de seu pároco, padre Stephen Erastus Murungi, que vai assumir nova missão em Moçambique.

A celebração contou com numerosos fiéis de todas as comunidades da paróquia, paroquianos em geral, mas não só acorreram à celebração para agradecer a Deus pelo trabalho desenvolvido durante os últimos dois anos naquela comunidade paroquial.

Padre Stephen presidiu a celebração, que contou com a presença do padre João Monteiro da Felícia, vigário paroquial, além de outros sacerdotes, missionários da Consolata, boa parte dos quais trabalham em comunidades vizinhas.

Durante a homilia, padre Stephen disse que o momento era de envio; era de ação de graças e de expressão de alegria de estar no meio do povo da Paróquia São Marcos Evangelista. O presidente da celebração, em dia em que a Palavra de Deus falava do administrador disse que o Evangelho estava sendo direcionada a ele. Padre Stephen disse que estava se sentindo como o administrador do Evangelho a quem o dono pedia contas. O que ele acabou fazendo se referindo na sua caminhada de trabalho missionário não só na paróquia, mas também em toda a sua caminhada missionária nos seus 22 anos, no Brasil.

Padre Stephen é natural do Quênia. É filho de Erastus Ndereba Ngai e Lois Thigaa M’miriti. Depois de começar e passar por alguns anos de formação em sua terra natal fez o noviciado em 1996 em Maputo (Moçambique). Depois deste tempo de formação chegou ao Brasil no dia 9 de fevereiro de 1997, para estudos teológicos no Seminário Teológico Internacional “Padre João Batista Bísio”. Durante este tempo fazia pastoral na Paróquia Nossa Senhora da Penha, no Jardim Peri. Foi ordenado diácono, em setembro de 2000. Depois desta experiência foi ordenado sacerdote na sua terra natal, em 2001. De volta ao Brasil, foi indicado a trabalhar na Paróquia Nossa Senhora da Penha, no Jardim Peri. Nesta paróquia o padre Stephen permaneceu até outubro de 2003. Em seguida, foi trabalhar na Bahia. Lá começou o seu trabalho na Paróquia São Brás, na Plataforma, periferia de Salvador a partir de março de 2004. Em Salvador permaneceu até 2013. Segundo o padre foram 10 anos, depois dos quais regressou à São Paulo a partir de setembro de 2013, com breve passagem pela Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no Imirim. A partir de onde, em dezembro daquele mesmo ano regressou à Paróquia Nossa Senhora da Penha, no Jardim Peri. No dia 24 de fevereiro de 2014 foi trabalhar na então Comunidade São Marcos, onde esteve conciliando o trabalho pastoral com a vida de estudante de missiologia da Faculdade São Paulo de Estudos Superiores (ITESP).

Padre Stephen lembrou que no esforço de conciliar a vida de estudante e pastoral, encontrou-se pouco com a comunidade paroquial. Mas, afirmou que pequenos momentos passaram a ser momentos muitos significativos. Padre Stephen disse ainda que foram os anos mais significativos, mesmo afastado de sua família biológica. Padre Stephen lembrou que, em 2014, o que era comunidade São Marcos desmembrada da Paróquia Nossa Senhora da Penha, no Jardim Peri, foi elevada à categoria de Paróquia São Marcos Evangelista. A cerimônia de elevação aconteceu no dia 25 de maio de 2014, tendo como o primeiro pároco o padre Mauro Cintra Santos. Padre Stephen assumiu a paróquia no dia 19 de março de 2017. Para o padre diz terem sido dois anos de muito trabalho junto às pastorais, movimentos e serviços da paróquia.

Padre Stephen vai trabalhar em Moçambique, na África. O padre voltou a agradecer a comunidade, afirmando que a Paróquia de São Marcos tem condições de acolher o padre que virá dar continuidade como pároco, porque é uma comunidade composta por bons administradores da graça de Deus. Padre Stephen agradeceu novamente a comunidade por ter recebido ajuda de todos; por ter cuidado dele durante este tempo. Na mesma linha de pensamento padre Stephen passou a responsabilidade de administradores a toda comunidade dividida com o próximo pároco que deve chegar a paróquia nos próximos dias.

No final da celebração, como parte dos agradecimentos feitos pela comunidade, uma liderança agradeceu ao padre Stephen lembrando a homilia de dom Sérgio de Deus Borges, então bispo auxiliar da arquidiocese de São Paulo e vigário episcopal da Região Sant’Ana, em celebração em que o Evangelho tratava da mulher samaritana. A líder lembrou que a exemplo da mulher samaritana, o trabalho do padre Stephen foi de conduzir a comunidade para a fonte de água que mata a sede que é Jesus Cristo.

Após a celebração eucarística a comunidade presente foi recebida no Salão Paroquial, onde foi servido um almoço de confraternização.

Áudio da homilia:

Veja álbum de fotos:

*Paulo Mzé, imc, é diretor da revista Missões.