Seminarista tanzaniano é ordenado diácono em Curitiba

Patrick Simon Shija foi ordenado diácono no dia 7 de setembro, paróquia Santa Margarida.

Por Victor Wafula

“Glória a Ti, Igreja Santa, ó cidade dos cristãos. Que Teus filhos hoje e sempre vivam todos como irmãos.” Com este hino da entrada, a Igreja Matriz Santa Margarida Mártir na cidade de Curitiba acolheu um dos momentos marcantes e altamente magníficos para o povo e para a Igreja de Curitiba. No sábado dia 7 de setembro, 2019, na Santa Missa, foi conferido o sacramento do diaconato ao seminarista missionário da Consolata tanzaniano Patrick Simon Shija. Às 18h30 iniciou-se a Celebração Eucarística presidida por Dom Amilton Manoel da Silva, missionário Passionista e bispo-auxiliar da Arquidiocese de Curitiba.

patrickcuritiba3A Missa foi concelebrada por inúmeros padres diocesanos e de congregações religiosas, entre eles um bom número de padres missionários da Consolata. Estavam também religiosos e religiosas, o povo de Deus que se fez presente para participar desse momento tão excelso na vida do Patrick e da vida da Igreja de Jesus Cristo. O padre James Mbugua Mwaura, missionário da Consolata e pároco, tomou a palavra e acolheu a todos e em seguida o Bispo conduziu a celebração.

Na sua homilia, o Presidente sublinhou a importância do diaconato e do lugar privilegiado que ele ocupa no seio da Igreja. No mundo onde a moda é o auto referencial, na sociedade onde o egoísmo cresce de forma alarmante, Jesus nos desafia com a missão de sermos servidores. Deus Pai serviu a humanidade a partir da Encarnação, o Deus Altíssimo se tornando Servo na Pessoa do Filho. Pela graça batismal, somos convidados a desafiarmos o mundo moderno, manifestando explicitamente a nossa fé em Deus, tomando parte no processo de transformar o mundo, com gestos concretos. É no serviço que as vidas se constroem, é no serviço que a transformação no mundo acontece, é no serviço que participamos intimamente e de forma mais qualificada da missão a qual fomos chamados. “É no seguimento de Jesus que o Senhor pede a disponibilidade, despojamento e renúncia. Assim Ele oferece o tríplice serviço do ministério ordenado diaconal: palavra, liturgia e caridade”, frisou o Bispo, dirigindo-se ao néo-diácono e reiterando as palavras do papa Francisco sobre a importância da palavra e da liturgia a serviço da caridade no ministério. A vida religiosa consagrada mostra-se ser um caminho mais radical de seguir Jesus, o caminho no qual é deposto o homem velho, e de um modo muito mais amadurecido e mais consciente, é revestido o homem novo, conforme fala Paulo aos efésios. Cf. Ef 4, 22-24 A ordenação diaconal é um convite a vestir-se dos trajes do servo.

Da Tanzânia para o mundo...
Natural de Arusha, Tanzânia, Patrick nasceu em 1986, de Simon Paulo Shija e Priscila Molel em família de quatro filhos, ele sendo o terceiro. Ingressou no Instituto Missões Consolata em 2009, cursou os estudos de filosofia em Morogoro, na Tanzânia e o Noviciado em Maputo, Moçambique, assim tornando-se oficialmente missionário da Consolata mediante a emissão dos votos religiosos em 2014. Ao terminar os estudos teológicos em São Paulo, Brasil, em 2018, o jovem Patrick foi destinado ao seminário de filosofia (casa de formação) em Curitiba onde pode colaborar na caminhada formativa dos estudantes com a ajuda do padre Urbanus Mulati Nzomo, o formador. O ambiente ofereceu um campo vasto de pastoral tanto na casa de formação como também na paróquia, contribuindo imensamente à caminhada vocacional cujo fruto nesta etapa hoje celebramos.

*Victor Wafula, imc, é missionário em São Paulo, SP.