Termina o XIII Capítulo Geral do Instituto Missões Consolata

O Capítulo somos nós, missionários da Consolata, não os documentos que produzimos.

Por Gigi Anataloni*

Como dissemos por aqui, o Capítulo termina, começa o capítulo. Na segunda-feira, 19 de junho, houve um empenho e uma maratona para aprovação do texto final sobre o qual o grupo de redação trabalhou sábado e domingo.

O procedimento foi repetitivo e às vezes cansativo, principalmente para o secretário e o grupo de coordenação, revisando seção após seção até chegar ao final. O texto final foi aprovado por unanimidade às 18h22 da segunda-feira.

pe. Stefano reeleito GeralNo dia 20, terça-feira, festa de nossa Mãe Consolata, depois de haver celebrado com solenidade a data, às 9h retornamos para a assembleia. Aprovamos a ata capitular por parte do superior geral e do secretário. Cada continente apresentou brevemente o programa para o pós-capítulo, tendo como indicação as atas das assembleias regionais realizadas há cerca de um ano.

Concluímos a manhã com uma troca de impressões e um momento de oração e ação de graças final antes do almoço.

Da partilha espontânea emergiram algumas impressões interessantes:
1. Foi muito bom estarmos juntos, assim diferentes e assim unidos; este foi o primeiro capítulo com tantas línguas e povos diversos, o risco era uma divisão em blocos contrários, ao invés, experimentamos uma unidade e uma sintonia profunda, descobrindo com surpresa as ligações entre um e outro, e vimos que todos fazem parte do mesmo Instituto.
2. O Capítulo somos nós, missionários da Consolata, não os documentos que produzimos.
3. Experiência de comunhão, acolhimento e respeito recíproco.
4. Riqueza da diversidade e beleza da unidade.
5. Força no desejo partilhado por todos de retornarmos às nossas raízes e nos voltarmos para o centro da Missão Ad Gentes.
6. Belíssimo ver africanos falando o nome da Ásia, europeus o nome da África e latino-americanos o nome da Europa: é verdadeiramente um ar novo do Instituto.

No final da tarde, voltamos a Bravetta, ao nosso seminário, onde juntos com os estudantes e diversos amigos celebramos a missa final de ação de graças em honra à nossa fundadora, a Consolata. Foi um clima de festa e de fraternidade participada.

Na conclusão da missa, o Superior Geral reeleito,padre Stefano enviou os nossos jovens que farão um ano de serviço e apresentou a nova equipe de formação do Seminário de Bravetta: padres Martin Ruiz José, Victor Kota e Afonso Osorio Citora.

*Gigi Anataloni, da equipe de Comunicação do XIII Capítulo Geral IMC.´