Padre José Martín Serna era colombiano e atuava como Mestre dos Noviços em Manaus desde 2022.
Por Redação
Com profundo pesar, comunicamos o falecimento do padre José Martín Serna, imc, missionário da Consolata, ocorrido hoje, 28 de abril de 2025 em Manaus, AM, onde atuava como Mestre dos Noviços do Instituto Missões Consolata (IMC) desde 2022.
Durante os 26 anos de sua vida sacerdotal, padre Martín testemunhou a alegria do Evangelho entre os povos, sendo exemplo de fé, simplicidade e compromisso com os mais necessitados. Era inspirado pela sua experiência na chamada “universidade da vida”.
Agradecemos a Deus pela vida e pela missão do padre José Martín, que soube ser sinal do amor de Cristo onde quer que estivesse. Unimo-nos em oração, pedindo ao Senhor que o acolha em sua infinita misericórdia e que conforte seus familiares, amigos e irmãos de congregação.
Biografia
José Martín Serna Jurado nasceu em Marulanda, Caldas, Colômbia, no dia 11 de janeiro de 1968. Filho de Luiz Eduardo Serna (em memória) e Maria Nely Jurado, teve oito irmãos. Foi batizado dois dias depois do nascimento na igreja N. Sra. das Mercês, em Marulanda, onde posteriormente foi coroinha, fez catequese e os sacramentos.
Inspirado pelo exemplo de seu primo, o padre Ariel Serna Granada, missionário da Consolata assassinado em Moçambique em 1991, e o incentivo da mãe, ingressa no propedêutico da Consolata aos 19 anos, cursando filosofia em Bogotá, noviciado em Bucaramanga (Colômbia) e teologia em Roma (Itália). Realizou sua profissão religiosa em 1994 e foi ordenado sacerdote no dia 13 de março de 1999 em Manizales (Colômbia). Antes de assumir o Noviciado do IMC em 2022, padre Martín Serna trabalhou por 19 anos na Costa do Marfim (África).