Animação Missionária Juvenil e Vocacional (AMJV)

Os missionários da Consolata vieram ao continente em busca de vocações e enviar missionários para a missão Ad Gentes. Ao longo destes anos, Deus enriqueceu-nos com boas vocações. Tanto é que hoje podemos contar com a presença de jovens, muitos leigos, amigos e famílias missionárias, mas faltam vocações para a vida religiosa sacerdotal no Instituto. Também por este motivo, os missionários decidiram privilegiar a promoção vocacional.

No serviço de Animação Missionária e Vocacional percebe-se que o mundo contemporâneo está passando por mudanças cada vez mais rápidas em todos os aspectos da vida social.

Essas mudanças têm gerado diversas repercussões, inclusive no contexto eclesial. A Animação Missionária Juvenil e Vocacional (AMJV) como parte das demais pastorais da Igreja, não escapa dessa influência da modernidade. Os missionários observaram que parece que há uma preocupação generalizada com a crise vocacional na Igreja hoje no Brasil. A questão da atuação dos jovens para a vida religiosa é complexa e multifacetada.

Diante desse cenário, tona-se necessário repensar a AMJV. É exigida uma adaptação e atualização contínua das práticas de animação missionária para corresponder à conjuntura atual.

Em meio a esta realidade, os missionários apoiam a ideia de desenvolver um projeto de AMJV que leve em consideração e reflita as realidades concretas vividas na pastoral. O objetivo é aprimorar as atividades de animação missionária, visando um serviço vocacional mais concreto e consistente.