Inspirados pelo exemplo de Maria, busquemos compreender profundamente as mensagens do Senhor, transformando-as em fonte de consolação e orientação para nossas vidas.
Por Redação
No dia 20 de junho, os Missionários e Missionárias da Consolata se reuniram em São Paulo para celebrar o Dia de Nossa Senhora Consolata. A comemoração ocorreu na Casa Regional das Missionáriasda Consolata, envolvendo Irmãs, Padres e Leigos da Consolata. Entre os padres concelebrantes estiveram presentes: Paco Lopez, Claudio Cobalquini, Aquileo Fiorentini, Jacques Kwangala, Sérgio de Almeida Gonçalves, Gianfranco Graziola e Maurício Guevara e Célio Dorneles. Irmã Benildes Capelotto, em nome das Irmãs Missionárias da Consolata, fez a acolhida, recebendo a todos calorosamente.
A celebração eucarística foi marcada por uma rica liturgia, com cantos conduzidos pelo seminário teológico, incluindo músicas em português e línguas africanas, o que enriqueceu a liturgia. A missa foi presidida pelo Padre Paco Lopez e contou com a participação de muitos leigos, especialmente do grupo de Leigos Missionários da Consolata (LMC).
Maria, exemplo de fé
Durante a homilia, o Padre Paco Lopez destacou o evangelho da Anunciação (Lucas 1, 26-38), refletindo sobre a atitude de Maria diante do anúncio do anjo. Ele enfatizou a importância de adotar o olhar de Maria, que buscou compreender profundamente a mensagem divina, mesmo quando inicialmente ficou perturbada. Padre Paco incentivou os presentes a também buscar um entendimento mais profundo das mensagens divinas e a transformar isso em uma atitude de vida e consolação.
O padre Paco destacou a necessidade de ultrapassar as aparências e enfrentar as dificuldades com perseverança, especialmente na missão. Ele ressaltou que, embora as situações desafiadoras e problemáticas possam parecer assustadoras, elas podem ser oportunidades para descobrir o plano de Deus e executar Sua vontade em nossas vidas. Deus não deseja o nosso mal, mas pode usar esses acontecimentos para nos levar a um maior conhecimento d’Ele.
Após a celebração eucarística todos se reuniram em confraternização para comemorar este dia tão especial para a Família Consolata.