Paróquia Nossa Senhora de Fátima, diocese de Inhambane comemora Jubileu de Ouro.
Por Diamantino Antunes
No domingo, foi celebrada a Eucaristia de ação de graças ao ar livre, no terreno da paróquia. A grande multidão de fiéis presentes resguardava-se do sol à sombra das árvores. A Missa foi presidida pelo Superior Regional dos Missionários da Consolata, padre Diamantino Antunes, e concelebrada pelos missionários da Consolata que trabalham em Inhambane.
Na sua homilia, o presidente da celebração convidou os católicos de Vilanculos a louvar, recordar e comprometer-se no trabalho de evangelização a nível paroquial. São 50 anos de vida, de histórias e de História. Para ela contribuíram diversos missionários da Consolata que ali trabalharam durante estes 50 anos de vida. Entre os antigos párocos estavam presentes os padres Artur Marques, André Brevi e Sandro Faedi. Foram convidados a dar o seu testemunho dos anos vividos ao serviço desta comunidade paroquial, em épocas e contextos bastante diferentes.
A assembleia gostou de rever e escutar estes seus antigos pastores, tendo cada um deixado a sua marca nesta paróquia. A celebração eucarística foi brilhantemente animada pelo coro paroquial. A liturgia foi enriquecida pelas danças muito bem executadas ao longo de toda a Eucaristia.
Os leigos, juntamente com os missionários, continuam a ser protagonistas de primeira linha na vida da Igreja em Vilanculos. O Jubileu Paroquial é uma oportunidade para recordar, agradecer e reafirmar uma evangelização tão rica de frutos quanto difícil. Evocando o passado, os católicos renovam o seu compromisso missionário e cristão.