Dom Elio Rama: San José Allamano, um grande missionário diocesano

O bispo de Pinheiro, no estado do Maranhão, nordeste do Brasil, Dom Elio Rama, IMC (foto), participou das celebrações da canonização de José Allamano em 20 de outubro de 2024. Todos os 15 bispos missionários da Consolata estiveram presentes em Roma neste momento de alegria para os dois institutos e para a Igreja. Publicamos a mensagem deixada por Dom Elio Rama.

Por Jaime C. Patias *

“A minha saudação a todos os que nos acompanham neste momento de graça e de bênção, onde estamos vivendo e agradecendo a Deus pelo dom da vida do nosso Fundador, o padre José Allamano, declarado Santo pela Igreja em 20 de outubro de 2024. É uma alegria, uma satisfação depois de tantos anos vividos, escutado e rezado para que ele se tornasse Bem-aventurado e, agora, então Santo. Mais um Santo na Igreja. Um protetor especialmente dos missionários, das missionárias. Um protetor do clero diocesano, onde ele era diocesano, fundou dois institutos religiosos missionários e continuou diocesano. Portanto, um grande missionário que fez com que a Igreja se espelhasse em muitos países do mundo”, declarou o bispo, natural de Tucunduva, no Rio Grande do Sul.

Dom Elio Rama nasceu em 28 de outubro de 1953. Passou pelos seminários de Três de Maio e Erexim (RS). Estudou filosofia na Faculdade da Assunção em São Paulo (1975 a 1977), fez o noviciado em Aparecidinha de São Manuel e a teologia com especialização em Missiologia na Universidade Urbaniana em Roma. Foi ordenado padre em 10 de novembro de 1984, em Três de Maio (RS), e, seguindo o espírito de São José Allamano, foi enviado para as missões em Moçambique em 1985. Esteve 18 anos naquele país, onde trabalhou na pastoral e evangelização, foi pároco, formador no seminário do Instituto e Superior Regional (dois mandatos).

Os bispos missionários da Consolata com a Direção Geral em Roma durante a canonização de José Allamano

Os bispos missionários da Consolata com a Direção Geral em Roma durante a canonização de José Allamano.

Regressou ao Brasil em 2002 e foi formador no Seminário Teológico, diretor do Centro de Animação Missionária e Vocacional, vigário em Cascavel (PR), pároco em São Paulo e Superior dos Missionários da Consolata no Brasil (2011 a 2012). Foi nomeado bispo de Pinheiro em 17 de outubro de 2012 e ordenado bispo em 30 de dezembro de 2012.

Tendo vivido essa vasta experiência de missão ad gentes, Dom Elio Rama é agradecido a Deus por presenciar a canonização de José Allamano. “O meu agradecimento, a minha consideração e, ao mesmo tempo, minha alegria por poder ter mais um protetor junto de Deus que, certamente, continuará intercedendo para que a missão continue se espelhando pelo mundo. A minha saudação e minha bênção”, concluiu o bispo.

*Padre Jaime C. Patias, IMC, Secretariado para a Comunicação.