Relato da missão em Madagascar

Os padres missionários da Consolata, Jared Makori, Jean Tuluba e Kizito Mukalazi, chegaram em Madagascar em março de 2019 e se estabeleceram em Beandrarezona para abrir uma nova presença do Instituto no Continente africano. Partilhamos um relato das últimas atividades naquela missão.

Estamos bem e realizando as nossas atividades de acordo com as capacidades e possibilidades à disposição. (No momento, o Padre Jean Tuluba está na Itália depois de um período no seu país, R.D. Congo, durante a pandemia de Covid-19).

Em geral, a nossa região está calma sem grandes preocupações. No passado recente, o país foi atingido por vários ciclones que deixaram muitas pessoas desabrigadas e necessitadas de ajuda sobretudo no sul. Até agora, a Região de Sófia, que é a nossa, tem sido poupada dos ciclones. Agradecemos a Deus pela oportunidade que nos concedeu.

Atualmente não se fala muito sobre a situação da pandemia de Covid-19 no país, mas isso não significa que não exista. As notícias na televisão e nas rádios sobre são mínimas. Os casos de Covod-19 variam de uma região para outra ou de uma cidade para outra. As regiões com casos elevados observam rigorosamente as orientações dadas pelo Ministério da saúde.

Em Beandrarezona onde vivemos e ao redor, a Covid-19 já não é um tema de discussão e preocupação. A maioria das pessoas continua com as suas atividades normais, usar máscara em locais públicos já não é obrigatório. Um bom número de pessoas não foi vacinado. No entanto, nós tomamos a primeira dose e aguardamos a segunda assim que esta será disponível.

consolata-madagascar-2

Consertando a estrada da Missão com a ajuda do povo de Beandrarezona.

Atividades pastorais

Não temos muitas atividades pastorais durante a estação das chuvas, isto é, desde finais de novembro até meados de junho. Isso por que as estradas ficam intransitáveis e um bom número de pessoas migram para as suas áreas de cultivo distantes para plantar e cuidar das colheitas.

No mês de dezembro, organizamos um evento para as crianças em Beandrarezona como ponto de partida para iniciar vários programas pastorais infantis como a escola dominical, missa para crianças e catequese.

No mês de janeiro celebramos o batismo de 12 bebês, até agora o número mais elevado que temos registrado. Realizamos, também, uma festa de Ano Novo (bonne année) para os catequistas. É uma tradição em Madagascar organizar festas de Ano Novo para estudantes, professores, catequistas, etc. Estas festas são celebradas até à segunda semana do mês de março.

No mês de fevereiro, introduzimos a celebração Eucarística dominical para crianças a qual é animada pelas próprias crianças, que se encarregam dos cânticos, das leituras, das orações dos fiéis e de recolher, contar e registrar as ofertas. As crianças dedicam tempo para os ensaios litúrgicos em preparação para a celebração. Duas mulheres voluntariaram-se para coordenar as atividades pastorais com as crianças em Beandrarezona. As crianças são o futuro da Missão, por isso começamos a organizar catequese a fim de dar um bom fundamento de fé.

consolata-madagascar-3

Crianças se preparando para a missa dominical.

Na semana passada tivemos formação permanente de catequistas onde refletiram sobre o tempo da Quaresma e destacamos os seguintes temas: vocação e deveres de um catequista, liturgia e oração. Tivemos um meio dia de retiro que foi concluído com a Via Sacra.

O projeto de construção da Escola secundária está em curso. Esperamos concluir no mês de junho, se tudo correr bem. As bases já foram concluídas e em breve terá início a última etapa. As paredes do primeiro andar foram levantadas e agora estamos na preparação da laje do primeiro andar para, em seguida, colocar o telhado. As portas e janelas já foram encomendadas. O acabamento envolve reboco, pintura, instalação elétrica e painéis solares.

A fundação do edifício é capaz de suportar três andares, assim, no futuro, outros dois podem ser construídos. O edifício tem seis salas de aula, biblioteca, três escritórios, sala de professores e banheiro.

Agradecemos aos benfeitores pelos sacrifícios e amor pelas atividades missionárias. Temos estado em contato com eles desde o momento em que iniciámos o trabalho de construção.

consolata-madagascar-4

Distrito missionário de Beandrarezona

Beandrarezona está situada na região de Sofia, na província de Mahajanga, no distrito de Bealalana. A população é de 21.170 habitantes. O grupo étnico dominante nesta zona é o Tsimihety, pequenos agricultores que cultivam arroz, tabaco, amendoim, feijão e milho, e criam gado.

O distrito missionário de Beandrarezona tem apenas 716 católicos, 90% dos quais são jovens e crianças. É uma situação de missão ad gentes, lugar de primeira evangelização. São 20 aldeias distantes umas das outras. A comunidade cristã mais distante está a 70 Km de Beandrarezona, mas devido às montanhas e à falta de estradas são necessários quatro dias de caminhada para chegar.

* Comunidade IMC em Madagascar.