México: visita canônica do superior geral anima a missão

visita-canonica

Celebração do Domingo de Ramos, Villas Andalucía. Fotos: IMC México

Padre Stefano Camerlengo visitou as comunidades IMC no México: San Antonio Juanacaxtle, na periferia de Guadalajara e Tuxtla Gutiérrez, a capital do Estado de Chiapas. Estava acompanhado pelo Padre Paolo Fedrigoni, Superior Delegado do Canadá-México-EUA.

Por Ramón Lázaro Esnaola *

As cores do céu mexicano, o volume das suas nuvens e a sua natureza espetacular foram brilhantemente fotografados por Gabriel Figueroa em filmes como Flor Silvestre e María Candelaria. Fico frequentemente extasiado ao contemplar esta beleza que me conduz a Deus e me traz de volta à terra, esta terra mexicana rica em contrastes, no volume de negócios (15º maior do mundo, logo atrás da Espanha) e na natureza espetacular da sua biodiversidade (4º no mundo, depois do Brasil, Colômbia e Indonésia).

Cheguei a esta bela terra há apenas dois anos, os dois anos da pandemia sanitária, econômica e ecológica. A meio caminho do governo da AMLO (Andrés Manuel López Obrador), que chegou com as aspirações da 4ª Transformação (as outras três foram: a Independência (1824), a Reforma (1857) e a Revolução (1917) e que, a este ritmo, serão diluídas em algumas reformas por não terem aprendido a dialogar. É pena, mais uma oportunidade perdida para estas pessoas maravilhosas.

Cheguei com uma ideia muito parcial da realidade. Falava-se apenas de tiroteios, insegurança, tráfico de droga, cartéis, crime organizado, feminicídio e efeitos colaterais. Tudo isso é verdade, mas é apenas uma parte da realidade. Descobri famílias muito acolhedoras, um México festivo, feliz e amigável. Alguém me deu uma definição: o México é um Domingo eterno. É também um país cheio de religiosidade popular, onde o rosário supera a Eucaristia; a Guadalupana passa qualquer um que esteja à sua frente; e os santos se igualam a Nosso Senhor.

visita-canonica-2

Padre Ramón em diálogo com Padre Stefano.

Durante estes dias, o Padre Stefano, o nosso Padre Geral, tem visitado as nossas duas comunidades, que se encontram a 1.500 km de distância: San Antonio Juanacaxtle (nos arredores de Guadalajara, a terceira maior cidade do país) e Tuxtla Gutiérrez (a capital do Estado de Chiapas). Estava acompanhado pelo Padre Paolo Fedrigoni, o nosso Delegado Superior do Canadá-México-EUA.

Tem sido um tempo de graça, de comunhão com o Instituto e de discernimento comunitário para procurar as opções ad gentes que temos de fazer como Instituto neste momento histórico.

A visita teve início no dia 5 de abril. Nessa mesma noite celebramos no salão da nossa casa uma Eucaristia para comemorar a morte de uma pessoa significativa de San Antonio Juanacaxtle que estava muito perto dos Missionários da Consolata quando chegaram a este rancho em 2008. Foi uma ocasião para ver a inserção dos missionários neste lugar onde não temos qualquer responsabilidade pastoral formal. No entanto, passamos muito tempo a acompanhar pessoas, famílias e idosos.

Diálogos com os missionários

No dia seguinte, começaram os diálogos pessoais para ver como cada um de nós está vivendo. Estes foram momentos de sinceridade e de dar impulso à nossa espiritualidade, nossa vida de fraternidade, nosso serviço missionário e compromisso com a história.

Nesse mesmo dia, à tarde, o Padre Stefano participou da reunião que o Padre Patrick Mungai e eu tivemos com os catequistas da subdivisão das Villas Andalucía. O arcebispo da diocese confiou aos missionários da Consolata o cuidado pastoral desta subdivisão e de El Faro. A primeira tem cerca de oito mil casas, ou seja, mais de 32.000 habitantes, e a segunda cerca de mil casas. São subdivisões que existem há nove anos, povoadas por famílias provenientes de todas as partes do Estado de Jalisco e de outros estados mexicanos como Michoacán, Nayarit, Guanajuato, Oaxaca e Veracruz.

São famílias humildes e trabalhadoras onde as drogas e o álcool estão muito presentes além dos maus tratos e os abusos. De facto, aqui pomos em prática a metodologia missionária que nos caracteriza de visitar as famílias e acompanhar estas periferias existenciais. Estes dois subúrbios foram particularmente atingidos pela pandemia de Covid-19 e empobrecidos pela precariedade do trabalho imposta por esta situação.

No dia seguinte, tivemos uma reunião comunitária com os Padres Paolo e Stefano para ver a situação da nossa comunidade de San Antonio Juanacaxtle. Fomos convidados a uma maior reflexão comunitária com especial ênfase nas propostas do Instituto para o Biênio da Pessoa, para um maior impulso na Animação Missionária da arquidiocese e na Animação Vocacional porque Jalisco é o estado com mais vocações sacerdotais em todo o país; e para um aprofundamento da identidade da nossa casa apostólica de formação.

visita-canonica-3

Visita ao Cardeal José Francisco Robles Ortega, Arcebispo de Guadalajara.

Na tarde de quinta-feira, os Padres Stefano e Paolo tiveram um encontro com o Padre Felix Shitaka, formador etapa da filosofia, e Alberto e Neptali, dois jovens em formação que estudam filosofia. Alberto está no seu segundo ano e Neptali no seu primeiro ano. Foi também uma oportunidade de conhecer as novas gerações mexicanas de missionários da Consolata.

O jantar foi na casa de Ginette e Wilmer, Leigos Missionários da Consolata (LMC) venezuelanos que iniciaram a nossa presença no México juntamente com os padres em 2009 e que agora colaboram conosco na missão e Animação Vocacional.

No dia seguinte celebramos o aniversário do Padre Patrick Mungai, visitamos o Cardeal José Francisco Robles Ortega e pedimos a permissão de permanência definitiva dos Missionários da Consolata na sua arquidiocese. Foi uma conversa amigável, durante a qual agradecemos à Igreja mexicana pelo seu acolhimento e o Cardeal, por sua vez, reconheceu o caminho percorrido durante estes 13 anos.

Reunião online

No sábado, 09, tivemos uma reunião online com a comunidade de Tuxtla, na qual também participaram o Padre Luis Jimenez da Espanha e o Padre Jaime Patias de Roma. Durante esta reunião, foi apresentado o documento de discernimento do Grupo México para uma terceira comunidade no país, em resposta ao clamor dos povos indígenas e migrantes neste contexto. Foi uma partilha no Espírito em uma atmosfera de fraternidade, sem se apegar a opções preconcebidas mas num clima fraterno de procura da vontade de Deus segundo o nosso carisma e de acordo com a ideia original que o Instituto tinha quando chegou a estas terras: Animação Missionária e Vocacional.

visita-canonica-4

Visita à família de LMC venezuelanos, Ginette e Wilmer.

E, à tarde, celebramos a Eucaristia de Domingo de Ramos no nosso salão seguida de uma reunião para conhecer melhor a Consolata. Foi um simples encontro com as famílias que estão mais próximas e que nos conhecem desde a nossa chegada ao México. Padre Stefano falou sobre a realidade dos missionários da Consolata noutros contextos culturais onde há poucas pessoas que conhecem Jesus Cristo. Foi uma oportunidade de fazer contato com famílias que amam muito a Consolata.

Tuxtla Gutierrez

No dia seguinte, os padres Stefano e Paolo viajaram para Tuxtla Gutierrez, em Chiapas para visitar a comunidade e regressaram na Sexta-feira Santa à noite. Antes de partirem para continuar a visita canônica nos Estados Unidos, tiveram a oportunidade de conhecer as crianças e adolescentes que participaram no retiro do Sábado Santo. Foi um evento novo no qual participaram 40 crianças, na sua maioria de San Antonio Juanacaxtle.

A vista do Padre Geral e do Padre Paolo tem sido um momento significativo para ver a realidade atual da nossa comunidade depois de ter passado por várias mudanças. Pedimos ao Deus da Consolação que continue a orientar os nossos passos neste contexto de periferias existenciais disponíveis para a Animação Missionária e Vocacional a partir da proximidade aos povos indígenas e imigrantes.

* Ramón Lázaro Esnaola, IMC, missionário espanhol em San Antonio Juanacaxtle, México.