Memória da beatificação de Giuseppe Allamano

Por Lawrence Ssimbwa *

Outubro é tradicionalmente conhecido como o mês do rosário e das missões. No entanto, para os Missionários e Missionárias da Consolata, este mês também tem outro significado: 7 de outubro é o aniversário da beatificação de Giuseppe Allamano. Em 7 de outubro de 1990, na Praça da Basílica de São Pedro, em Roma, o Papa João Paulo II o beatificou junto com Annibale Maria di Francia, hoje santo. Desde então, se passaram trinta e três anos.

Vale a pena lembrar que uma pessoa é declarada bem-aventurada após um processo conduzido pelo Dicastério para as Causas dos Santos, no qual é demonstrado que ela viveu sua vida cristã de maneira heróica e exemplar. Esse processo é autorizado pelo Santo Padre quando as pessoas pedem para venerar publicamente um cristão que consideram exemplar.

Algumas palavras da homilia do Papa João Paulo II por ocasião da beatificação do Beato José Allamano: Deus, em cada período da história, suscita na Igreja pessoas específicas para serem modelos para o povo de Deus. A essa lista pertencem os presbíteros proclamados bem-aventurados hoje: Giuseppe Allamano e Annibale Maria Di Francia.

O Beato Giuseppe Allamano, ao suceder a seu tio, São Giuseppe Cafasso, na direção do Convitto Eclesiástico da Consolata, emulou o amor por sacerdotes e a preocupação com sua formação espiritual, intelectual e pastoral, atualizando-a de acordo com as necessidades da época. Ele não poupou esforços para que inúmeras fileiras de sacerdotes compreendessem plenamente o dom de sua vocação e estivessem à altura de sua missão. Ele mesmo deu o exemplo, combinando o compromisso com a santidade com a atenção às necessidades espirituais e sociais de seu tempo. Ele tinha a profunda convicção de que "o sacerdote é antes de tudo o homem da caridade", "destinado a fazer o maior bem possível", a santificar os outros "com o exemplo e a palavra", com santidade e conhecimento. A caridade pastoral - ele afirmava - exige que o presbítero "ardam de zelo pela salvação dos irmãos, sem reservas ou atrasos em se dedicar".

O Cônego Allamano sentiu que as palavras de Cristo o eram dirigidas diretamente: "Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura" (Mc 16, 15). E para contribuir para que a comunidade cristã tenha tal entusiasmo, ele, permanecendo sempre ativo como sacerdote diocesano, fundou primeiro o Instituto dos Missionários e depois o das Missionárias da Consolata, para que a Igreja se tornasse cada vez mais uma "mãe fecunda de filhos", uma "vinha" que dá frutos de salvação.

No momento em que ele é contado entre os bem-aventurados, Giuseppe Allamano nos lembra que para permanecer fiéis à nossa vocação cristã, devemos ser capazes de compartilhar os dons recebidos de Deus com irmãos de todas as raças e culturas; devemos anunciar corajosamente e coerentemente Cristo a cada pessoa que encontramos, especialmente àqueles que ainda não O conhecem. (...)

Os novos bem-aventurados brilham como modelos de santidade sacerdotal! A Igreja os aponta como tais, enquanto a VIII Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos está em pleno andamento, abordando a questão importante da formação dos sacerdotes em nosso tempo.

Como não enfatizar esta circunstância providencial? Enquanto os padres sinodais buscam as soluções mais apropriadas para um problema tão vital, nossos bem-aventurados indicam claramente a direção a seguir. Sua existência, suas experiências apostólicas exemplares oferecem luz à pesquisa sinodal. Eles nos lembram que o mundo, então como agora, precisa de sacerdotes santos, capazes de falar ao coração do homem moderno, para que ele se abra ao mistério do Deus vivo. Precisa de apóstolos generosos, prontos para trabalhar com alegria na vinha do Senhor.

"Para que vocês vão e deem fruto!" O apelo aos trabalhadores na vinha divina retorna à liturgia, ou seja, àqueles que foram enviados pelo Filho-Redentor, como os apóstolos. A todos a quem Cristo continua a chamar e enviar em todos os tempos e lugares, como ele chamou e enviou esses dois sacerdotes que a Igreja hoje elevou aos altares: o Beato Giuseppe Allamano e o Beato Annibale Maria Di Francia. Sua missão foi extraordinária. No entanto, essa missão exigiu uma profunda maturidade espiritual.

Aos santos e bem-aventurados não falta essa maturidade, graças ao Espírito da Verdade deixado por Cristo à sua Igreja. Graças ao Espírito da Verdade, temos a consciência de que o mundo pertence a Deus; através dele, compreendemos que a terra é uma vinha da qual o homem não pode se apropriar; a terra lhe foi confiada com a tarefa de cultivá-la e aperfeiçoá-la. É o Espírito da Verdade que nos dá essa consciência e certeza: uma consciência e certeza cheias de amor pelo Criador e pela criação, por Deus e pelo homem.

Demos graças por todos aqueles que Cristo, o Filho-Redentor, continua a escolher para que vão e deem frutos. E que esses frutos "renovem a face da terra" (Sal 104, 30)! Amém!

É hora de agradecer ao Senhor A memória desta beatificação é um momento para agradecer ao Senhor: a vida e santidade de Giuseppe Allamano iluminaram muitos na Igreja e inspiraram a evangelização em várias partes do mundo.

Agradecemos pelo carisma ad gentes que herdamos dele; a missão é a própria identidade dos Missionários da Consolata e a razão de nossa presença na Igreja.

Agradecemos também pelo dom dos dois institutos missionários que Giuseppe Allamano fundou. Eles contribuíram enormemente para a evangelização de diversos povos no mundo: deram origem a diversas igrejas locais, defenderam a vida de inúmeras pessoas e culturas, promoveram a preservação do meio ambiente, construíram escolas e clínicas para promover a educação e a saúde dos pobres.

A espiritualidade missionária do Beato Allamano tem produzido e continua a produzir inúmeros frutos de bondade.

* Lawrence Ssimbwa é missionário da Consolata.