Visita canônica e Assembleia em Roraima

O discípulo missionário de Jesus precisa construir uma intimidade com Ele mesmo diante de desafios e dificuldades

Por Stephen Ngari*

imc_maio_2016Os padres Stefano Camerlengo, superior geral dos Missionários da Consolata e Salvador Medina, conselheiro geral responsável do continente americano na região amazônica, realizaram a visita canônica à região da Amazônia e ao fim desta visita, se reuniram em assembleia, na Casa Regional em Calungá, Boa Vista, Roraima, entre os dias 22 e 23 de abril. A assembleia serviu para os missionários refletirem sobre a Missão na região.

O primeiro momento do encontro foi uma manhã de espiritualidade. Padre Camerlengo fez uma reflexão sobre o discipulado autêntico baseado no texto da cura do cego Bartimeu (Mc 10, 46-52). Mesmo sem enxergar, Bartimeu construiu uma intimidade com Jesus que levou à sua salvação. O discípulo missionário de Jesus precisa construir uma intimidade com Ele mesmo diante de desafios e dificuldades.

Na tarde desse primeiro dia, o superior geral fez a sua partilha sobre a visita canônica referindo-se à carta que mandou aos missionários da região no final da última visita canônica (15 de agosto de 2013). Reforçou a continuidade da paixão missionária pelos Povos Indígenas como a opção primeira da região. O projeto missionário na região se faz junto com o da humanização, baseado no cuidar do relacionamento interpessoal, tender a uma amizade autêntica e madura, encontro comunitário semanal, encontrar tempo para o outro e acompanhamento dos novos missionários que entram na região. O padre Stefano recomendou que todos continuem avaliando e requalificando as suas presenças na área indígena, em Manaus e em Boa Vista. A configuração das comunidades deve ser feita para o bem dos missionários e da missão.

O padre Salvador apresentou brevemente o que está sendo feito na animação e organização enquanto continentalidade. Destacou o projeto da Rede Eclesial Pan-amazônica (REPAM) que foi construído em comunhão com as igrejas locais e organizações sociais presentes na Amazônia. A REPAM tem como objetivo pensar e refletir sobre os desafios da grande Amazônia por meio do diálogo, articulação e colaboração no testemunho profético e evangelização na região. Uma rede parecida existe na região do Congo, África com a mesma finalidade.

O padre Denis, responsável pela Animação Missionária Vocacional (AMV), apresentou o projeto de seu trabalho. Segundo o esquema, a AMV está sendo realizada em quatro áreas: pastoral da juventude, acompanhamento vocacional missionário, apostolado dos leigos e serviços religiosos na igreja local.

*Stephen Ngari, imc, é missionário em Roraima.
(CC BY 3.0 BR)