Wakatha u - Rio Catrimani

Wakatha u é uma denominação atribuída ao Rio Catrimani, ou seja, o nome do rio na língua Yanomami.

Por Jean-Claude Batufanga Anizeledi

Wakatha u é uma denominação Yanomami atribuída ao Rio Catrimani, ou seja, o nome do rio Catrimani na língua Yanomami. A palavra “Wakatha” vem de “Waka - tatu canastra,” e “U" é o classificador de “líquido, água”; enquanto Wakathautheri identifica os Yanomami que moram no local.

riocatrimanijeanclaudeWakatha u é um rio muito apreciado pelos Yanomami e pelos missionários (missionárias) da Consolata que vivem com esse povo há tempos, testemunhando a fé na diversidade cultural e na experiência do diálogo inter-religioso. Esse rio encontra-se na região Oeste do Estado de Roraima no Brasil, no território dos Yanomami. É um rio que com a sua água doce, alimenta o povo indígena que vive ao seu redor. Nessa narrativa, não se falará de tudo sobre o que é esse Rio Catrimani (wakatha u), mas bem da pertinência da água desse rio para a vida dos Yanomami. Como todos os outros povos indígenas ou outras pessoas que vivem à beira do rio e se beneficiam dele, assim também os Yanomami são gratos pela presença deste rio ao seu redor.

Desse modo, sublinha-se que a água doce de Wakatha u é da importância capital para o povo Yanomami pelas seguintes razões: para “koaɨ”, em português, beber, como afirma-se em língua Yanomami; “mau yama u koaɨ mao tëhë yamakɨ amixi” traduzido como; “quando não bebemos a água, temos sede”; entendido ao mesmo tempo como: bebe-se água para se acabar com a sede. Quando o povo Yanomami tem sede, desce no rio e bebe direto; mas também pode levar água no recipiente para a sua casa (maloca) chamada em língua Yanomami de “yano” para assim poder matar a sede mais tarde. Para “yarimou”, ou seja, tomar banho em português, é algo que quando precisa, se faz. O povo para se banhar vai ao rio, não precisa levar a água de banho para yano (casa). A água de cozinhar é levada num recipiente em casa para o uso mais tarde, quando oportuno. Lavar roupas, isso se realiza no rio mesmo, de preferência procura-se onde tem pedra para assim poder lavar as roupas em cima dela. Falando de roupa, pensou-se destacar a presença de “pesimaki”, uma roupa típica que as mulheres usam para guardar sua originalidade cultural. Trata-se de um avental especial feito de algodão de cor vermelha para cobrir a nudez e garantir o pudor.

Além dessas utilidades mencionadas acima, o wakatha u serve também para pescar, tem muitos peixes grandes e pequenos. A pesca no wakatha u é uma das atividades principais do povo Yanomami, depois da caça. Não se pode imaginar a vida de um Yanomami desta região sem o rio para pescar e sem floresta para caçar; quase todos os dias uma dessas atividades é realizada: “pesca ou caça”.

O wakatha u é ao mesmo tempo caminho, estrada, rodovia grande na qual se usa canoa (barco) como meio de transporte para se deslocar de uma comunidade à outra e também para ir na roça, na caça ou qualquer destino desejado. Nota-se que o Rio Catrimani chamado de “Wakatha u” é de importância indispensável na vida do povo indígena Yanomami. Por isso, é necessário que permaneça sempre esse rio para o bem viver e a sobrevivência do povo.