Missionários adaptam-se à realidade moçambicana

Missionários reúnem-se para balanço, estratégia e planejamento.

Por Diamantino Antunes

 Os missionários da Consolata do Niassa, Tete, Nampula, Inhambane e Maputo reuniram-se no Centro Catequético de Guiúa, na diocese de Inhambane, para um tempo de balanço, definição de estratégias e planejamento.

A Região de Moçambique é constituída atualmente por 39 missionários da Consolata: dois bispos, 36 padres e um irmão religioso. Colaboram com eles quatro leigos missionários. Neste encontro, que decorreu entre 6 e 13 de julho, participaram pela primeira vez os missionários de Angola que desde este ano integram a região.
mocambique_missionarios_grupo
A assembleia teve duas partes fundamentais: a fase da avaliação de um ano de atividades e a programação do novo ano. Durante os trabalhos, os missionários procuraram dar respostas ao desafio de requalificação do seu serviço missionário à luz das mudanças na sociedade moçambicana. A missão Ad Gentes e os serviços qualificados à Igreja local continuam a ser a finalidade específica dos missionários da Consolata em Moçambique, que deve ser atualizada e qualificada nos vários contextos da missão, em cada diocese. Para isso, foram colocadas as bases de um projeto missionário que especifica as prioridades de cada uma das comunidades missionárias e as metas a atingir tanto a longo como a médio prazo.Houve consenso em dar prioridade e consolidar alguns serviços qualificados à Igreja local: primeira evangelização, inculturação, diálogo inter-religioso e formação dos leigos. Este trabalho está sendo realizado em algumas missões. Vive-se num tempo de procura e é necessário ter a paciência de esperar pela correta iluminação. Partindo do caminho já feito e do que falta ainda fazer, os missionários estão confiantes que esta assembleia possa iluminá-los neste caminho.

Para ajudar no trabalho de dinamização e coordenação dos missionários da Consolata em Moçambique, no dia 9 de julho foi eleita por sufrágio a nova direção regional. Foi reeleito superior regional o padre Diamantino Guapo Antunes. Para o Conselho Regional foram escolhidos os padres Andrew Kasumba, vice-superior regional; e Carlo Biella, Pedro Elias Sisto e Carlos Osório, como conselheiros.