Encontro Continental de Formadores

Formadores das seis regiões do continente, Argentina, Amazônia, Brasil, Colômbia, México e Venezuela se encontram em Bogotá, Colômbia, para partilha de experiências.

Por Stephen Ngari

Os formadores do Instituto Missões Consolata da América Latina e México estão reunidos do dia 11 ao dia 15 de julho em Bogotá, Colômbia, com o objetivo de partilhar experiências a nível continental. O encontro está sendo realizado no centro de animação missionária e cultural dos missionários da Consolata, com a participação de 15 formadores das seis regiões do continente, Argentina, Amazônia, Brasil, Colômbia, México e Venezuela.

bogota2menorO padre Salvador Medina, conselheiro geral responsável das Américas também participa e justificou a ausência do padre Dietrich Pendawazima, conselheiro responsável pela formação, por compromissos anteriormente agendados.

O objetivo do encontro, que é uma continuidade em forma presencial às conferências virtuais que acontecem desde março deste ano, é construir um guia de formação para o continente. A dinâmica do trabalho é partilhar as experiências de cada formador em sua respectiva etapa: propedêutico, filosofia, noviciado e teologia. Onde for possível, partilhar sobre a formação contínua. Depois da partilha haverá mais discussão e comentários sobre os valores e qualidade do projeto que pode ajudar na formação no continente. Há diversidade nas circunscrições diferentes, consequentemente difícil pensar num projeto formativo para todos em todos os lugares. O produto final será um guia referencial e sempre em processo de construção.

No primeiro dia foi partilhado sobre a etapa inicial, presente em todas as regiões representadas: Argentina, Amazônia, Brasil, Colômbia, México e Venezuela. Apareceu como uma necessidade construir uma estrutura formativa que ajude os jovens a crescerem na dimensão humana, espiritual e missionária para poderem discernir claramente a sua vocação. Para isso é necessário diálogo e acompanhamento personalizado e aprofundado dos formandos, prestando mais atenção na sua história de vida.

No dia 14 haverá participação dos superiores das circunscrições e o encontro será encerrado no dia 15, com apresentação e aprovação do documento final.