São Paulo o super modelo de missionário

Que virtudes devemos admirar em São Paulo? Todas! Mas, sobretudo aquelas que são próprias de um apóstolo, de um missionário.
A característica de São Paulo foi o AMOR incondicional a JESUS, pelo qual considerava tudo como lodo, para poder pertencer a Jesus e salvar para ele muitos irmãos.
(José Allamano)

Por Giacomo Mazzotti *

"A explosão missionária” da Igreja, desde o seu início, sempre encontrou em São Paulo o estímulo e a inspiração. Foi sempre ele o apóstolo por excelência, o modelo de todos os que, de coração ardente, querem anunciar o Evangelho de Jesus até os confins da terra.
Também José Allamano ficou fascinado, tanto que propôs ao apóstolo dos gentios - para ele e para todos os seus filhos e filhas - o verdadeiro modelo de missionário: “é, sim, São Paulo é sempre São Paulo... quando penso nele, na sua firmeza... É no estudo e aprofundamento das suas cartas que se forma o verdadeiro caráter do missionário; ele dá um espírito forte e enérgico!”
Allamano mandou pintar, a óleo, um quadro, para dar de presente aos primeiros alunos do seminário menor, que tinha como título: o Grande Apóstolo São Paulo. Também se já houvesse muitos outros exemplares clássicos sobre os quais inspirar-se, ele fez posar, como modelo, um seu missionário, para que resultasse uma figura, não como era mostrada numa certa iconografia clássica (um homem de pequena estatura, calvo, com a barba em desordem) (foto), mas um homem no pleno vigor das forças, cabelos pretos, barba bem aparada, com um olhar que mirava distante... o verdadeiro tipo de missionário (quase como o cardeal Massaia), com a mão direita empunhando a espada e sobre o braço esquerdo, bem aberto o livro da Sagrada Escritura. A Bíblia – dirá ele – que deve ser no Instituto da Consolata, o “primeiro livro, o nosso livro” e que o missionário/a “deve ter sempre nas mãos”.

Um santo... “terrivel”

Nas conversas e conferências, depois do nome de Jesus, de Maria e de São José, o de São Paulo é o mais frequentemente mencionado; sinal evidente de como José Allamano o amava, o meditava e sobretudo o propunha como modelo nos seus diferentes aspectos: o caráter ardente e ousado, as suas virtudes apostólicas, em particular: o profundo amor a Jesus, o zelo ardente para a salvação dos irmãos, a sua grande humildade e a sua coragem até ao martírio. “Antes, era terrível perseguidor, depois, terrível na salvação dos irmãos”.
Destes poucos acenos históricos, pode-se concluir que o Bem-aventurado José Allamano, não só conhecia em profundidade São Paulo, como o admirava e o preferia, vendo nele o primeiro dos apóstolos, o mais eficaz modelo para formar missionários. Dizia aos jovens do “Pequeno Seminário São Paulo: lede com gosto as suas cartas; elas são uma mina... são fortes e belas. Do estudo de São Paulo, aprendereis o verdadeiro zelo para vos tornardes santos, vós e, portanto, salvardes muitos irmãos”.

* Giacomo Mazzotti, imc, é postulador da Causa de Canonização do Bem-aventurado José Allamano.