Jubileu Sacerdotal do Pe. José Martín Serna: “Aprendi a ser missionário na ‘universidade’ da vida”

O missionário da Consolata Padre José Martín Serna Jurado celebrou seus 25 anos de sacerdócio em 13 de março, tendo servido na África e na Amazônia brasileira.

Na noite de quarta-feira, 13 de março, na comunidade São Miguel, em Manaus, foi realizada uma celebração eucarística em ação de graças pelos 25 anos de sacerdócio do Padre José Martín Serna Jurado, missionário da Consolata colombiano. Ele atualmente atua como mestre dos noviços em Manaus e vigário paroquial da área missionária.

Nascido em 11 de janeiro de 1968, em Marulanda, Caldas, Colômbia, Padre José Martín foi batizado na igreja Nossa Senhora das Mercês, onde também foi coroinha e participou dos sacramentos. Após seus estudos no Colégio Frei Cardona em Marulanda, ele ingressou no propedêutico da Consolata aos 19 anos, seguindo para Bogotá para estudar filosofia, posteriormente realizando o noviciado em Bucaramanga, ambos na Colômbia, e teologia em Roma, Itália. Foi ordenado sacerdote em 13 de março de 1999, no Santuário Nossa Senhora de Fátima, em Manizales, Colômbia.

Depois de 19 anos de trabalho missionário na Costa do Marfim, atualmente ele atua como mestre dos noviços do Noviciado Latino-americano São Oscar Romero e vigário paroquial da Área Missionária Família de Nazaré, em Manaus, na Amazônia brasileira.

Padre José Martín enfatizou sua formação missionária na África como uma "universidade da vida", aprendendo com as pessoas simples e suas demonstrações de fé e sacrifício.

Sua dedicação à missão inclui um compromisso em compreender e se integrar à cultura local, evidenciado em sua disposição para aprender línguas e costumes. Ele destaca a importância da paciência e da pontualidade em seu trabalho.

Em sua mensagem final, Padre José Martín expressa gratidão pela comunidade que o acompanhou ao longo dos anos e ressalta a importância das amizades e exemplos positivos na vida de cada um.

Ler na Íntegra

Fonte: Consolata América