A pedagogia do Allamano

O importante é que sejamos sempre bons.

de Francesco Pavese

A característica pedagógica de José Allamano foi a de preparar os seus jovens para a missão, não somente com o ensinamento, mas também com a confidência pessoal. Em geral, nao falava propriamente de si, porque não se considerava grande coisa; todavia, com os seus jovens, seja com os sacerdotes diocesanos do Convitto (Colégio onde estudavam os padres jovens), seja com os missionários e as missionárias, comunicava suas próprias experiências de vida, convencido que o testemunho era muito mais eficaz do que o ensinamento.
Um sacerdote recém-ordenado, que lhe confidenciava o seu medo de não poder empenhar-se no ministério como deveria por ter saúde precária, ouviu de Allamano: “Não se preocupe, porque os anos passam e você vai ficar velho, mesmo com pouca saúde. Veja que eu mesmo no seminário tinha pouca saúde, como você agora, e mesmo assim, estou aqui com 60 anos e não sei quando morrerei. O importante é que sejamos sempre bons”.

Padroeiro
Entre os padroeiros do Instituto, o Allamano escolheu também São Fidélis de Sigmaringa, sacerdote capuchino, mártir em Rezia. O por que desta escolha ele a explicou durante a homilia no terceiro centenário de seu martírio. “Li a sua biografia e senti simpatia, uma santa simpatia por ele. Foi uma inspiração de Deus. Em um passeio, quis ir ao Monte dos Capuchinos para visitar sua estátua. No entanto, anos se passaram. Eu sempre recomendava a ele a minha vocação, que era a de partir como missionário para a África; mas esta graça eu a obtive, ainda que de outra forma”. Como Fundador, de fato,  Allamano foi missionário à enésima potência.
Após a ordenação, os sacerdotes diocesanos permaneciam ainda por dois anos no Convitto Eclesiástico, onde Allamano era reitor; isto, para aprofundar os estudos de moral e exercitar-se na pastoral. O desejo de todos era - ao término daqueles dois anos - serem destinados a uma paróquia como vice-párocos. Normalmente, era  Allamano quem comunicava a eles a primeria destinação. A um cuja destinação era o seminário, como assistente, e prevendo uma reação pouco positiva, Allamano deu-lhe a notícia usando o seu exemplo pessoal. O sacerdote mencionado contou depois de tantos anos: “quando Allamano me comunicou que eu havia sido destinado ao seminário, disse-me com um sorriso paterno: o seminário é a mais bela paróquia da diocese. Quem disse isso para mim foi monsenhor Gastaldi quando me nomeou diretor espiritual do seminário, enquanto eu também teria preferido viver minha vida como vice-pároco. E eu agora o repito a você”.
Com esta simplicidade, Allamano foi um educador muito eficaz e apreciado. Os seus jovens admiravam sua doutrina, mas sem dúvida, muito mais apreciavam o seu testemunho de vida.

* Francesco Pavese, imc, é missionário na Itália.