Festa do IMC em Brasília - 116 anos de fundação

Festa de fundação do Instituto Missões Consolata (IMC) comemorada no sábado, dia 28 de janeiro, na Paróquia Nossa Senhora Consolata, em Brasília, DF.

O IMC foi fundado pelo Bem-aventurado José Allamano, padre da diocese de Turim, norte da Itália, em 29 de janeiro de 1901, para a missão Ad Gentes – aos povos. Tudo começou aos pés de N. S. Consolata, no seu Santuário, e já em 1902, Allamano enviou seus primeiros quatro missionários ao Quênia, na África. Hoje o IMC conta com 980 missionários, entre os quais, 50 Irmãos e 16 bispos, provenientes de 22 países. Em 1910, Allamano fundou também a Congregação das Irmãs Missionárias da Consolata, com o mesmo carisma.

festaconsolata1Allamano costumava dizer: “Esta casa pertenceu a Deus desde o começo, é realmente dele, como um campo é do seu proprietário. (...) Foi Nossa Senhora a fundá-la, e o começo veio de Deus”.

Por todo este contexto, a data de fundação é um dia para dar graças a Deus pelo dom concedido aos missionários e às missionárias pela obra de Evangelização, pelo bem que realiza por meio dos seus missionários em mais de 20 países da África, Ásia, Europa e América.

É dia também de pedir o dom da perseverança, da unidade e comunhão - o Espírito de Família. Pedir a graça da fidelidade ao Carisma e fortalecer a Identidade: centralidade do Reino; o Espírito de Jesus - na Eucaristia; santidade de vida; amor à Igreja e devoção a Nossa Senhora, que apresentou ao mundo a verdadeira Consolação, Jesus Redentor.

Os missionários vivem um momento de graça, tempo de preparação para o XIII Capítulo Geral. Na Assembleia Continental Pré-capitular, em Bogotá, Colômbia, realizada de 8 a 14 janeiro de 2017, os missionários na América reafirmaram as opções: Povos Indígenas, Afro-americanos, Periferia Urbanas e existenciais, Migrantes e Refugiados, Amazônia e Juventudes. Tudo numa perspectiva Ad Gentes. Como serviços escolheram a Animação Missionária, Formação, Economia para a Missão e a organização - direção.

Com a Festa da Fundação, agradeceram ainda pela vocação e pelo Jubileu dos missionários: padre Ronildo de França (Feira de Santana- BA) - 25º aniversário de Profissão Religiosa: os padres Durvalino Condicelli, Célio Dorneles e Pietro Plona (São Paulo) - 50º aniversário de Profissão Religiosa: padre Ghibaudo Orestes - 70º aniversário de Ordenação Sacerdotal.

festaconsolata5Padre Orestes celebrou os seus 99 anos de vida (31/01/1918). Hoje ele é o mais ancião de todo o Instituto. Padre Jaime Carlos Patias celebrou também 53 anos de vida (27/01/1964) e presidiu a Eucaristia, que foi concelebrada pelos padres Orestes e Mário Silva (vigários) e padre Maurício da Silva Jardim (diretor das POM).

O povo lotou a igreja Nossa Senhora Consolata para celebrar o dom da vida e manifestar todo o carinho que tem pelo padre Orestes. “Foi uma noite maravilhosa!”, exclamou satisfeito o aniversariante durante confraternização no salão paroquial.

Que pela intercessão do Bem-aventurado José Allamano e da Irmã Irene Stefani sejamos capazes de buscar primeiro o Reino de Deus na missão de viver e anunciar as Bem-aventuranças do Reino.