Quênia: Novo bispo para a diocese de Maralal

O Papa Francisco nomeia o missionário da Consolata, Padre Hieronymus Emusugut Joya, como o novo Bispo de Maralal, diocese criada em 2001 desmembrada da diocese da Diocese de Marsabit no norte do Quênia.

Por Lourine Oluoch

O Papa Francisco nomeou neste dia 20 de julho o Pe. Hieronymus Emusugut Joya, IMC, dos Missionários da Consolata, como novo bispo da diocese de Maralal. O missionário de 57 anos substitui Dom Virgillio Pante, 76, também missionário da Consolata, bispo de Maralal há 21 anos.

Até sua nomeação, o Pe. Joya foi estudante de doutorado em Teologia Sagrada com especialização em Teologia Pastoral na Universidade Católica da África Oriental (CUEA), e professor no Instituto de Filosofia da Consolata, em Nairobi. Foi Superior dos Missionários da Consolata para a Região Kenya-Uganda por dois mandatos, de 2011 a 2016.

Biografia

Pe. Hieronymus Emusugut Joya nasceu em 17 de abril de 1965 em Asinge, Distrito de Amukura, Sub-Condado de Teso South, Distrito de Busia. Filho do falecido Andrew Ojuma Joya e de Eremina Ikasere, foi batizado e confirmado na Paróquia Católica de Santo Antônio de Pádua Chakol, Bungoma.

Iniciou seus estudos na Escola Primária Changana em Highlands Africano, Kericho e Asinge Primary School. Depois entrou para o Seminário Menor de São Pedro, Mukumu, na Diocese de Kakamega, em 1982, onde completou seu ensino médio em 1985.

Ingressou na comunidade dos missionários da Consolata em 1990. Completou seus estudos em Filosofia em 1993 com um diploma em Estudos Religiosos e um diploma em Filosofia da Pontifícia Universidade Urbaniana.

Realizou seu ano de noviciado em Sagana, de agosto de 1993 a agosto de 1994. Em seguida, estudou no Tangaza University College de 1994 a 1998, onde obteve um Diploma em Teologia, um Diploma em Estudos Missionários, uma Licença em Teologia Sagrada da Pontifícia Universidade Urbaniana e uma Licença em Estudos Religiosos da Universidade Católica da África Oriental.

Fez seus primeiros votos religiosos como Missionário da Consolata em 6 de agosto de 1994 e seus votos perpétuos em 8 de novembro de 1997. Foi ordenado diácono em 9 de novembro de 1997 e sacerdote em 5 de setembro de 1998.

De 14 de junho a agosto de 2003 participou de um curso de verão sobre liderança e crescimento e desenvolvimento psico-espiritual no Instituto Santo Anselmo (Inglaterra).

De agosto de 2005 a maio de 2007 fez uma pós-graduação na Universidade Católica da África Oriental e se formou com sucesso com uma licenciatura em Teologia Sagrada com especialização em Teologia Pastoral.

Pe. Joya trabalhou anteriormente na Missão Católica de Loiyangalani, Diocese Católica de Marsabit, foi Reitor e formador no Seminário Filosófico da Consolata em Nairóbi, Coordenador de Pastoral Diocesana e Diretor do Centro Pastoral Allamano na Diocese de Maralal.

Fonte: CISA News África / Tradução: Consolata América