Missionário da Consolata argentino é ordenado sacerdote

No dia 16 de julho, festa de Nossa Senhora do Carmo, a ordenação sacerdotal do Diácono Pablo Sosa, IMC, teve lugar na paróquia de Nossa Senhora das Mercês em Mendoza, Argentina.

Por Marcelo De Losa *

Pablo Ezequiel Sosa foi ordenado sacerdote por imposição de mãos do Arcebispo de Mendoza, Dom Marcelo Colombo, e do seu bispo auxiliar Marcelo Mazzitelli. O Padre Marcos Im, Superior Regional dos Missionários da Consolata na Argentina, vários sacerdotes, Irmãs e leigos da Consolata acompanharam a celebração, juntamente com os seus pais, Viviana e Lalo, as suas irmãs Belén e Verónica, também estavam presentes familiares e fiéis da paróquia e arredores.

O néo-sacerdote, Pablo Sosa fez os seus estudos filosóficos e noviciado na Argentina; os seus estudos teológicos em Nairóbi no Quénia seguido de ano de serviço pastoral e diaconado nas províncias argentinas de San Juan, Buenos Aires e Jujuy. O padre latino-americano foi destinado pela Direção Geral para a missão no continente asiático, na delegação de Taiwan.

Faça-se em mim segundo a tua palavra

O Padre Pablo Sosa consagrou-se à Palavra de Deus, a verdadeira luz que ilumina cada pessoa e cada missionário, com o lema “Faça-se a mim segundo a tua Palavra” como ele se expressou no dia da sua ordenação sacerdotal:

“Colocamos a nossa força no ‘que seja feito’ de Maria, para fazer com força, para cumprir com esforço, a vontade do Pai que nos envia em missão por todo o mundo para comunicar consolação ao povo e ser um grão de areia na proclamação da Palavra”.

A celebração da primeira Missa do Padre Pablo teve lugar no dia seguinte, domingo, 17 de julho, na mesma paróquia de Nossa Senhora da Misericórdia.

Missão com alegria, entusiasmo e dedicação

Na sua homilia, o Arcebispo de Mendoza, Dom Marcelo Colombo, descreveu a missão na chave do profeta Isaías, lida na primeira leitura.

“Isaías usa verbos significativos para explicar a sua missão, verbos que estão ligados à alegria, ao entusiasmo e à dedicação. O profeta regozija-se com a sua missão, mas reconhece que há alguém que o envia, e é aquele que o chama e o transporta. As ações de trazer a boa nova, unindo corações feridos e consolando a todos, transformando tristeza e desânimo em alegria e louvor, falam-nos de um serviço que no sacerdote alcança sempre a concretude na vida pastoral. Claro que estas serão ações em nome de Jesus, o Bom Pastor”, disse o Arcebispo ao neo-sacerdote.

Estas ações “lhe permitirão aproximar-se do povo, das aldeias a que está destinado, trazendo essa mensagem de esperança, encorajamento e consolando”, continuou Dom Marcelo.

Ao final, exortou o Padre Pablo com as palavras do Bem-aventurado José Allamano, fundador dos Missionários da Consolata, animando-o “a se concentrar na missão e deixar as coisas, que, mesmo que sejam boas, podem restringir a sua total disponibilidade para a missão. Será o testemunho alegre da sua vida, a santidade de vida, que converterá os corações e os aproximará do Senhor”.

* Padre Marcelo de Losa, IMC, é pároco da paróquia Santo Curo Brochero em Buenos Aires.