São José Cafasso rogai por nós!

Hoje a igreja comemora São José Cafasso, tio do Beato José Allamano. Este humilde sacerdote foi talvez o maior amigo e benfeitor de São João Bosco e, de muitos seminaristas pobres, um dos melhores educadores sacerdotais do século XIX.

Por Redação

Nasceu em 1811 na mesma cidade onde nasceu São João Bosco. Uma de suas irmãs era mãe de outro santo: o Beato José Allamano, fundador dos Missionários e dos Missionários da Consolata.

Desde criança destacou-se por sua grande inclinação à piedade e à distribuição de ajuda aos pobres. Em 1827, quando Cafasso era seminarista, conheceu João Bosco pela primeira vez. Cafasso era de uma família rica da cidade e Bosco era de uma família humilde e absolutamente pobre.

Após ser ordenado sacerdote, aos 21 anos, o santo viajou para Turim, para aperfeiçoar seus estudos no instituto "El Convictorio". Suas habilidades estudantis foram recompensadas com a nomeação como professor da instituição acadêmica e depois como reitor por doze anos. São José Cafasso formou mais de cem sacerdotes em Turim, e entre seus alunos teve vários santos.

Em Turim, as prisões estavam cheias de criminosos terríveis, abandonados por todos. No entanto, São José Cafasso decidiu evangelizar aquele lugar e, com infinita paciência e bondade, conquistou os presos um a um, os fez confessar e iniciar uma vida santa.

Além disso, o santo acompanhou mais de 68 pessoas condenadas à morte na forca e, embora tenham sido terríveis criminosos, nenhuma morreu sem se confessar e se arrepender. A primeira qualidade que todos notaram neste santo foi “o dom do conselho”, uma qualidade que o Espírito Santo lhe deu para saber aconselhar o que era melhor para cada um.

Outra grande qualidade que o tornou muito popular foi sua calma e serenidade. Um pouco curvado (desde jovem) e de estatura pequena, mas sempre com um sorriso amigável no rosto. Sua voz era suave e encantadora, e sua conversa irradiava uma alegria contagiante.

Ele morreu em 23 de junho de 1860, com apenas 49 anos. Sua oração fúnebre foi feita por seu discípulo favorito: São João Bosco. Antes de morrer, ele escreveu esta estrofe: "Não será a morte, mas um doce sonho para você, minha alma, se Jesus te ajudar quando você morrer, e a Virgem Maria te receber".

Foi canonizado pelo Papa Pio XII em 1947.

Senhor, que concedeste a São José Cafasso um profundo conhecimento da sabedoria divina, concede-nos, por sua intercessão, sermos sempre fiéis à tua palavra e a colocá-la em prática em nossas vidas.

Fonte: O Santo do Dia