Missionários da Consolata na América iniciam a elaboração de Projeto Continental

Assembleia é realizada ao longo da semana de 8 a 14 de janeiro de 2017, na Colômbia.

de Jaime C. Patias

A programação da Assembleia Continental Pré-capitular do Instituto Missões Consolata no continente americano que acontece ao longo desta semana, (8 a 14) em Bogotá, Colômbia, inclui momentos de partilha e reflexão para dar respostas aos apelos da missão hoje.

????????????????????????????????????

Nesta segunda-feira, (9), o dia começou com a Eucaristia presidida pelo vice-superior Geral, padre Dietrich Pendawazima, na solenidade do Batismo do Senhor. Na primeira sessão, o coordenador do encontro, padre Salvador Medina apresentou o cronograma de trabalho e os responsáveis de cada etapa na programação.

Os facilitadores da Assembleia, padre Leonel Narváez Gómez e a engenheira Diana Sosa, especialistas em metodologia, expuseram o método de trabalho e algumas regras para atingir o objetivo proposto: a elaboração de um Projeto para os missionários da Consolata na América.

“Compreender e aceitar a metodologia é fundamental para o êxito do trabalho”, avalia padre Salvador Medina. “Definir os critérios que chamamos de acordos para caminhar nos dá segurança no desenvolvimento desta Assembleia”.

Na sequência, os padres Venâncio Munyiri e Ruben Horácio López, membros da equipe de redação do documento de estudo da Assembleia, também relataram o processo de construção do texto em suas diversas etapas.

Em forma de diálogo, os membros da Direção Geral, padres Stefano Camerlengo, Deitrich Pendawazima e Ugo Pozzoli, apresentaram um panorama das Assembleias continentais realizadas pelos missionários na Europa, Ásia e África. O conteúdo das quatro assembleias continentais resultará no instrumento de trabalho do XIII Capítulo Geral, a realizar-se em Roma, nos dias 22 de maio a 20 de junho do corrente ano.