Superior Geral realiza Visita Canônica aos missionários no Brasil

A visita canônica é uma ocasião para se encontrar e dialogar com todos os membros da Congregação, um tempo de graça, de avaliação, reflexão, oração, discernimento e renovação.

Por Redação com informações de Jaime C. Patias*

A Região IMC do Brasil iniciou, no dia 7 de maio, a Visita Canônica do Padre Stefano Camerlengo, Superior Geral, acompanhado do Conselheiro Geral para o Continente América, Padre Jaime C. Patias. A programação se estenderá até o dia 4 de junho quando, em São Paulo, acontece a Assembleia Regional, que elegerá nova direção.

Paraná

Depois de visitar o Seminário Teológico, “Padre Bísio” com 18 estudantes professos e a Casa Regional em São Paulo, acompanhados do Superior Regional, Padre Luiz Emer, os padres seguiram para Curitiba onde se encontraram com os missionários que trabalham no Paraná (Curitiba e Cascavel). Em seguida viajaram para Feira de Santana na Bahia onde se reuniram com os padres que vivem a missão em Jaguarari, Feira de Santana e Matinha dos Pretos.

Bahia

No dia 17 de maio, um encontro concluiu a Visita Canônica aos missionários na Bahia. Foi mais um momento de graça, de partilha e compromisso com a missão neste chão nordestino onde se destacam a Pastoral Afro, a assistência religiosa às comunidades, a promoção humana, a pastoral da juventude e a animação vocacional.

Distrito Federal

Depois da Bahia, os padres foram para Brasília, onde o Instituto assiste a Paróquia N. S. Consolata e tem um Colégio alugado na Asa Norte do Plano Piloto. É uma comunidade muito dinâmica com várias lideranças nas pastorais e movimentos na Matriz e na Comunidade Divina Misericórdia, bem como nas 13 quadras no território da Paróquia. As Irmãs Missionárias da Consolata administram a Escola Anjo da Guarda.

Um dos desafios é tornar a paróquia mais missionária. Por isso, no encontro com representantes das pastorais, serviços e movimentos, o Padre Stefano Camerlengo deixou três perguntas: 1. Como aproveitar a riqueza dos organismos eclesiais em Brasília, como as POM, o CCM a CNBB para a formação? 2. Como ajudar a Paróquia a ser mais missionária? 3. Como crescer mais nas pastorais e na abertura vocacional para a missão? A Visita Canônica no Distrito Federal foi encerrada no dia 20 de maio, sexta-feira.

Diálogos pessoais, encontros com as comunidades IMC, visita à algumas obras e comunidades, celebrações e reuniões com as lideranças, fazem parte da programação da Visita Canônica. Em algumas dioceses se inclui uma vista aos bispos. Os desafios são muitos, mas a doação dos missionários, muitos deles jovens, outros com longos anos de serviço, e a acolhida do povo nas mais diversas realidades fazem da missão uma profunda experiência de fé e esperança. Apesar dos desafios, essa é a tônica presente nas diversas pastorais, movimentos, obras e serviços, de maneira geral.

Os missionários da Consolata chegaram no Brasil em 1937 e hoje trabalham no país, 57 padres, 4 irmãos, 2 bispos, 18 estudantes professos, 4 noviços e 2 na filosofia. O Instituto está presente nas seguintes dioceses e arquidioceses: Bonfim, Botucatu, Brasília, Cascavel, Curitiba, Feira de Santana, Manaus, Nova Iguaçu, Roraima e São Paulo.

Fonte: Consolata América / Padre Jaime Carlos Patias